A reação dos concorrentes ao novo Gol

A Volkswagen sabe que não será fácil retomar a ponta do mercado, mesmo com o lançamento do novo Gol, que terá a versão sedan exibida no Salão do Automóvel. Resta esperar a contra-ofensiva dos concorrentes a curto e médio prazo para saber se a Volkswagen retomará a liderança da Fiat Automóveis, que não costuma demorar em suas respostas no mercado. A GM anunciou, durante as negociações trabalhistas na unidade de São José dos Campos, SP, uma nova família de veículos e intensifica os testes com o Viva, que pode ficar um pouco acima do Corsa e desbancar o Astra. A Toyota pretende ter a fábrica pronta em 2010 para lançar seu compacto paulista. O segmento dos carros pequenos deve trazer muitos outros concorrentes – mas aqui o desafio é obter altos volumes para conseguir margens de lucro significativas. Os chineses, com Chana e Effa, já estão na praça e algumas marcas preparam base de montagem no Uruguai. A Toyota fala em fábrica nova para 200 mil unidades por ano. A Honda nacionalizou a produção de motores e prepara o novo Fit enquanto eleva a capacidade de produção na fábrica de Sumaré, SP, para 650 veículos por dia (hoje são 550). A PSA Peugeot Citroën eleva suas compras de componentes em 70% este ano para chegar à produção conjunta de 300 mil unidades no Brasil e Argentina (um destaque é o Peugeot 207, hatch e perua, que chega em agosto com preço atrativo). Enquanto refaz as estratégias para posicionar competitivamente as famílias Gol, Fox e Polo, a Volkswagen remaneja a produção dos veículos entre suas fábricas, já congestionadas: Taubaté, SP (no limite, com três turnos, e previsível montadora do Gol sedã); São Bernardo do Campo, SP (que passa por um enxugamento e ganha produtividade), São José dos Pinhais, PR, e Pacheco, na Argentina, para onde será deslocada parte da produção do Fox. Como já admitiu Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, que representa o segundo mercado global da marca atrás da China, é hora de avaliar se os R$ 3,2 bilhões programados em investimentos de 2007 a 2011 serão suficientes para atender o crescimento da empresa na região.

Fonte: Automotive Business