Álcool x gasolina: veja o cálculo de qual vale mais a pena

Álcool x gasolina: veja o cálculo de qual vale mais a pena

Álcool x gasolina, qual usar? Essa dúvida vem de muito tempo, desde o fim dos anos 70, mais exatamente, quando o derivado de petróleo, em plena crise, encontrou um rival de peso saído dos canaviais, hoje chamado etanol.

Mas, qual deles é realmente vantajoso? Neste artigo vamos ver por que o cálculo de 70% não é exato e citaremos os exemplos dos 10 carros mais vendidos no mercado.

Álcool x gasolina: diferenças

Álcool e gasolina até se misturam, mas individualmente, possuem eficiência energética bem distintas. Em geral, o álcool (etanol) rende menos energeticamente que o derivado de petróleo, que é a gasolina.

Por conta disso, em média seu rendimento é cerca de 30% inferior, gerando então uma diferença que é notável no bolso do consumidor. Mas, isso pode ocorrer para mais ou para menos, pois tudo depende do valor do litro de cada combustível aí na sua cidade.

Historicamente, os carros à álcool sempre gastaram mais que os movidos por gasolina. Nos anos 80 e 90, eles tinham motores diferentes até, sendo que isso mudou apenas em 2003, quando surgiu a tecnologia flex. Até então, não havia mistério. O cálculo de consumo de cada carro estava atrelado apenas ao preço de cada combustível.

Porém, quando a tecnologia flex uniu os dois, o consumidor passou a ter que viver com a matemática na cabeça – claro, para aqueles que levam a vida na ponta do lápis – para calcular mentalmente até, quando cada combustível é vantajoso em seu automóvel.

Como cada combustível possui uma estrutura de preço diferente, sempre com o álcool a ser mais em conta, o motorista muitas vezes desiste de ficar calculando e aposta apenas em um deles.

Para ajudar a tirar a dúvida, em relação aos preços, alguns postos colocam a diferença de preços em percentual, indicando se o álcool está mais ou menos vantajoso em relação à gasolina. Mas, será que todos os carros consomem os dois combustíveis nessa suposta proporção de 70%?

Antes do Inovar-Auto, programa automotivo que vigorou por cinco anos no Brasil, entre 2012 e 2017, os carros tinham uma diferença grande em relação ao consumo de cidade e estrada.

Em realidade, tanto com gasolina quanto com etanol, os carros ficaram mais econômicos na cidade e mais gastões na estrada. Essa aproximação de consumos urbanos e rodoviários foi sentida em muitos lançamentos recentes e nas atualizações técnicas do período.

O objetivo era claro, reduzir o consumo e a emissão para atingir a meta do Inovar-Auto, que previa redução de 12% em média. Ou seja, tirou-se da estrada para privilegiar a cidade. Então, apesar dessa diferença ter sido polida ao longo dos cinco anos de programa automotivo, os 70% ainda são a base de cálculo que muitos usam para saber se o álcool é mais vantajoso que a gasolina.

Álcool x gasolina: veja o cálculo de qual vale mais a pena

Álcool x gasolina: cálculo

O cálculo básico para se descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.

Por exemplo, se o litro do álcool custar R$ 2,735 e o da gasolina R$ 4,272, então o resultado será de 0,640. Ou seja, o derivado de petróleo não é vantajoso e sim o combustível vegetal. Esse exemplo utilizou os preços médios do álcool e da gasolina na cidade de São Paulo entre os dias 17 e 23 de junho de 2018. Assim, nesse período, valeu mais abastecer com etanol.

Mas e no consumo dos carros? Essa diferença existe em qual proporção?

Para verificarmos isso, pegamos os 10 carros mais vendidos do mercado nacional de janeiro a maio de 2018 para verificar os consumos médios de cada um com os respectivos combustíveis e tirar a diferença.

Na tabela abaixo, confira os consumos médios e a diferença de etanol para gasolina nesses modelos, para saber quais são ou não vantajosos com gasolina.

Álcool x gasolina: veja o cálculo de qual vale mais a pena

Álcool x gasolina: consumo dos carros mais vendidos

Na tabela abaixo, colocamos os 10 carros mais vendidos entre janeiro e maio de 2018 no acumulado do ano.

Inserimos os consumos do Inmetro, mas esta análise do instituto é disponível apenas no ano 2017, pois o instituto ainda não divulgou a nova tabela de 2018, que consta com reclassificação dos limites em MJ/Km, provavelmente aguardando o anúncio do Rota 2030.

Ao invés de simplesmente colocarmos se o modelo em questão tem vantagem no uso do álcool se ele custar 70% do preço da gasolina, colocamos o valor máximo que o álcool pode custar para ainda ser vantajoso naquele modelo de veículo (mesmo que seja álcool aditivado).

Como calculamos isso? Levando-se em conta 1% abaixo da proporção exata de custo para os dois combustíveis. Vamos a um exemplo. Usemos o Onix 1.0 MT como base. Seu consumo com álcool na cidade é de 8,8 km/l e com gasolina na cidade é de 12,9 km/l.

Dividindo 8,8 por 12,9 chegamos ao número 0,68. Aí baixamos 1%, chegando a um preço máximo do álcool de 67% em relação a gasolina. Ou seja, se o álcool estiver custando 67% do preço da gasolina no seu posto preferencial, pode abastecer seu Onix 1.0 com câmbio manual tranquilamente, que você estará tendo uma vantagem financeira. Pequena, mas existente. Se o álcool estiver custando 68% da gasolina, é indiferente, e se estiver custando 69% ou mais, é perda de dinheiro.

Mas esse cálculo serve apenas para o Onix 1.0, já que se você tiver um Prisma 1.0, ou mesmo um Gol 1.0, a proporção vantajosa passa de 67% para 66%. Enfim, está tudo na tabela aqui abaixo. E se seu carro não consta na nossa tabela, você mesmo pode fazer o cálculo, dividindo o consumo do carro com álcool pelo consumo dele com gasolina, para saber onde fica o ponto de equilíbrio financeiro entre os dois combustíveis, no seu caso específico.

Álcool x gasolina: tabela com as proporções vantajosas para álcool em cada modelo

Modelo Vantagem em usar Álcool NA CIDADE até a seguinte porcentagem do preço da gasolina Vantagem em usar Álcool NA ESTRADA até a seguinte porcentagem do preço da gasolina
Consumo Consumo Consumo Consumo
Cidade Cidade Estrada Estrada
Álcool (km/l) Gasolina (km/l) Álcool (km/l) Gasolina (km/l)
Onix 1.0 MT 8,8 12,9 10,5 15,3 67% 67%
Onix 1.4 MT 8,6 12,5 10,2 14,9 67% 67%
Onix 1.4 AT 7,9 11,7 9,6 13,9 66% 68%
HB20 1.0 MT 8,5 12,5 9,9 14,1 67% 69%
HB20 1.6 MT 8,1 11,6 9,9 13,8 68% 70%
HB20 1.6 AT 7,1 9,9 9,4 12,5 70% 74%
HB20 1.0 Turbo MT 8,2 11,6 10,1 14,3 69% 69%
Ka 1.0 MT 9,2 13,5 10,8 15,7 67% 67%
Ka 1.5 MT 8,1 11,7 9,6 13,8 68% 68%
Polo 1.0 MT 8,8 12,9 10 14,3 67% 68%
Polo 1.6 MT 8,2 12 9,5 13,9 67% 67%
Polo 1.0 TSI AT 7,9 11,4 9,5 13,9 68% 67%
Prisma 1.0 MT 8,9 13,1 10,8 15,8 66% 67%
Prisma 1.4 MT 8,8 12,9 10,7 15,4 67% 68%
Prisma 1.4 AT 8,1 11,9 10,2 14,7 67% 68%
Gol 1.0 MT 8,9 13,1 10,4 14,9 66% 68%
Gol 1.6 MT 7,9 11,5 9,7 14 67% 68%
Kwid 1.0 MT 10,3 14,9 10,8 15,6 68% 68%
Corolla 1.8 CVT 7,8 11,4 9,2 13,2 67% 68%
Corolla 2.0 CVT 7,2 10,6 8,8 12,6 66% 68%
Compass 2.0 AT 6,1 8,8 7,5 10,8 68% 68%
Argo 1.0 MT 9,9 14,2 10,7 15,1 68% 69%
Argo 1.3 MT 9,2 12,9 10,2 14,3 70% 70%
Argo 1.3 AT 8,9 12,7 10 14,4 69% 68%
Argo 1.8 MT 7,8 11,4 9,2 13,3 67% 68%
Argo 1.8 AT 7 10 9,1 12,8 69% 70%

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