Alemanha decide manter “Lei Volkswagen”

Justiça permite que estado da Baixa Saxônia mantenha 20% de controle do grupo

Thiago Vinholes

Mesmo com 50% das ações da Volkswagen, a Porsche ainda terá de enfrentar o poder de veto do estado da Baixa Saxônia, que atualmente detém 20% dos direitos da VW. Apesar de aprovar diversas emendas solicitadas pela Porsche sobre a chamada Lei VW, a justiça alemã não alterou as clausulas que impedem que a montadora de Sttugart obtenha controle total do grupo. Segundo a lei, qualquer decisão que siga para votação na mesa de acionistas pode ser vetada por quem tiver pelo menos 20% das ações do grupo (a quantia exata detida pelo governo local).

Desta forma, o plano da Porsche de adquirir mais de 75% das ações da VW foi por água abaixo, já que a Baixa Saxônia, que é contra a aquisição, pode votar contra a compra de mais ações na assembléia de acionistas da VW. O chefe executivo da Porsche, Martin Winterkorn, já se mostrou descontente com a lei de proteção ao grupo e disse que não irá desistir de tirar o poder do estado sobre as decisões tomadas para o futuro da VW.

O governo declara que a Lei VW visa garantir estabilidade para os empregos e economia locais, além de evitar monopólio. A Volkswagen é dona da maior parte da Audi, Seat, Skoda, Lamborghini, Bugatti, Bentley e Scania.

Fonte: Auto Esporte