ANP determina que postos de combustíveis fiquem abertos das 7h às 19h

ANP determina que postos de combustíveis fiquem abertos das 7h às 19h

Fonte / ANP e Noticias Automotivas.

A demanda por combustíveis caiu drasticamente no Brasil com a pandemia do coronavírus, que confinou milhões de pessoas em suas residências, assim como paralisou o comércio e atividades consideradas não essenciais para conter o avanço do vírus pelo país.

No caso dos postos, cuja atividade é considerada essencial para a manutenção da economia do país, a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – determinou que os postos de combustíveis fiquem abertos por no mínimo 12 horas e sem seis dias por semana.

Antes, a determinação era de funcionamento entre 6h e 20h, mas por causa da queda nas vendas de gasolina, etanol e diesel, os custos dos proprietários e redes de postos aumentaria ainda mais.

Assim, a ANP determinou através de uma portaria no dia 23, que os estabelecimentos fiquem abertos das 7h às 19h, uma redução de duas horas no período de funcionamento. Outro ponto é que os postos devem permanecer abertos de segunda à sábado, no mínimo.

Obviamente, aqueles estabelecimentos continuam livres para funcionar além do período mínimo determinado pela ANP, o que significa que podem ficar 24 horas e operar durante os domingos e feriados.

Embora gasolina e diesel tenham tido seus preços nas refinarias reduzidos expressivamente nas últimas semanas, por causa da guerra comercial entre Rússia e Arábia Saudita, restrições de circulação e conscientização da população em sair de casa apenas em caso de necessidade, tirou das ruas milhões de carros, motos, caminhões e ônibus.

De qualquer forma, alguns serviços precisam dos postos abertos, como delivery, ambulâncias, equipes de resgate, bombeiros, policiamento militar, prestadores de serviços públicos e particulares, entre outros.

Além da flexibilização do funcionamento dos postos, a ANP recomendou aos estados e municípios que deem atenção ao abastecimento de combustíveis nesse momento de crise. O motivo é que algumas cidades e estados estão restringindo o acesso de veículos de outras regiões.