Ar condicionado de carro: como fazer a manutenção?

chevrolet-onix-joy-ar-condicionado Ar condicionado de carro: como fazer a manutenção?

Até pouco tempo atrás, o ar-condicionado era considerado um equipamento “de luxo” entre os automóveis mais em conta no mercado brasileiro. Para usufruir de tal recurso, o interessado por um veículo 0 km precisava partir para um modelo de categoria superior ou optar por versões mais caras de carros compactos. Hoje em dia a situação é diferente, embora haja veículos de entrada que ainda ofereçam versões sem o ar-condicionado ao menos como opcional, sendo que tais configurações costumam ser as menos vendidas – vide o Renault Kwid Life e o Fiat Mobi Easy, que custam na faixa dos R$ 30 mil.

Sendo assim, ficou ainda mais fácil adquirir um ar-condicionado de série, item que acaba valorizando o automóvel no momento da revenda, por exemplo. Entretanto, você sabe como usar o equipamento e fazer a manutenção de forma correta? Assim como o ar-condicionado de uma residência, o item automotivo também precisa ser checado sempre que possível para evitar futuras dores de cabeça e até mesmo complicações na saúde dos ocupantes do veículo.

Separamos abaixo algumas boas dicas que podem te ajudar nessa. Confira:

Quais os itens do sistema de ar-condicionado que precisam passar por reparos?

O sistema de ar-condicionado é composto por uma série de componentes, sendo que boa parte deles precisam passar por pequenas ou grandes manutenções. Entre eles há o filtro de ar-condicionado (ou filtro de cabine), que é responsável por reter as impurezas e assegurar a qualidade do ar da cabine e se posiciona atrás das saídas de ar no painel. Todavia, não dá para especificar um intervalo correto para a substituição do mesmo, visto que sua durabilidade vai de acordo com o uso e também os trechos por onde o veículo passa. Recomenda-se checar as condições de tal item a cada 20 mil quilômetros – ou quando você notar um mau cheiro na cabine.

Há também o compressor, que é um dos componentes principais do aparato. Ele tem como função aquecer e refrigerar o ar. Tal item comprime o gás refrigerador e manda para o condensador do veículo, promovendo o arrefecimento e, consequentemente, “refrigerando” a cabine. Ao contrário do compressor de um refrigerador residencial, que é movido a eletricidade, este é movido pela rotação do motor do automóvel. Ele é também o único componente do sistema que conta com peças móveis, o que inclui pistões e válvulas, além de um óleo lubrificante, de baixa viscosidade e com características especiais. A manutenção completa, incluindo todos os itens internos, deve ser promovida a cada 30 mil km.

O evaporador, que é responsável pela retirada de calor da cabine do veículo. Ele se posiciona normalmente atrás do painel de instrumentos e tem formato parecido com um radiador de menor porte. Este item não costuma apresentar problemas como vazamento de gás, mas caso este defeito apareça, você deve encaminhar o seu veículo a uma oficina especializada para promover o reparo ou troca do componente.

Há ainda o condensador e o eletroventilador, que formam um conjunto nas proximidades do radiador, na parte frontal do carro. Eles reduzem a pressão do gás que sai do compressor. O condensador também não costuma ser alvo de defeitos, a não ser devido a furos e danos provocados por colisões e má instalação, bem como o eletroventilador. Porém, caso sejam afetados, podem provocar o funcionamento do sistema e fazer com que o compressor deixe de funcionar.

Já as tubulações aparecem como os principais componentes que precisam de manutenção periódica. Ao trocar o filtro de cabine, deve-se promover ainda a higienização das tubulações com o uso de um spray capaz de matar fungos e bactérias. Por fim, as mangueiras de borrachas e tubulações metálicas, que conectam o sistema de ar-condicionado, podem apresentar rompimento e provocar o vazamento de gás – logo, inclua esses itens na manutenção do sistema.

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Como fazer a manutenção do ar-condicionado?

Como esclarecemos no tópico anterior, toda a manutenção mais “delicada” do sistema de ar-condicionado deve ser feita por um especialista em uma oficina. No entanto, caso você seja uma pessoa curiosa e tenha uma certa habilidade em promover pequenas manutenções no seu veículo, é possível fazer a manutenção do equipamento por conta própria.

Para fazer a troca do filtro de ar, por exemplo, pegar o manual do proprietário para descobrir onde o equipamento está posicionado e desmontar as peças do painel para localiza-lo. Após isso, verifique as condições do filtro: se ele estiver intacto, terá o branco como cor predominante. Porém, se ele precisar ser substituído, irá apresentar pequenas manchas (acumulo de bactérias), aspecto acinzentado e até acúmulo de poeira. Aí, basta adquirir um novo filtro de ar e promover o processo inverso.

Você pode fazer ainda a higienização do sistema com o uso de um spray capaz de matar fungos e bactérias acumulados na tubulação do ar-condicionado. Esse item pode ser encontrado facilmente em supermercados e lojas do segmento. Normalmente ele deve ser aplicado no carro fechado com o ar-condicionado ligado no máximo, no modo frio e recircular. Esses produtos custam em média de R$ 15 a R$ 40.

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Como usar o ar-condicionado adequadamente no dia a dia?

Algumas práticas no dia a dia também podem colaborar para que você mantenha o sistema de ar-condicionado do seu carro sempre em boas condições e em pleno funcionamento. A primeira delas é: use o ar-condicionado com certa frequência (pelo menos uma vez por semana). Pode parecer estranho, mas há muitas pessoas que contam com tal equipamento no veículo e não o usufrui, seja pelo consumo de combustível elevado ou por medo de manutenção. Entretanto, o ar-condicionado parado pode ocasionar o acumulo de poeiras (e, assim, fungos e bactérias) ainda maior.

Além disso, é recomendado você ligar o ar-condicionado após retirar aquele “mormaço” do interior do carro – quem nunca entrou no veículo após ele passar horas sob o sol e ligar o ar-condicionado no máximo? A prática de usá-lo com a cabine extremamente quente pode fazer com que ele trabalhe ainda mais, exigindo uma força extra dos componentes e diminuindo a sua vida útil. Assim, antes de entrar no carro, abra as janelas e espere que pelo menos parte do ar quente seja removido do interior.

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