Argentino Agile é fruto da engenharia brasileira


Carlos Barba, diretor geral de design, foi um dos profissionais da GM do Brasil empenhados no desenvolvimento do novo Agile, que será produzido na Argentina.

“O veículo vai além de um hatchback tradicional. É um carro para clientes exigentes, com design arrojado, bom espaço interno e aspecto de crossover, para atrair vários perfis, desde o urbano até o surfista ou aquele que adora o campo”, define o executivo.

O Agile incorpora a nova identidade visual da Chevrolet, com duas entradas de ar bem marcadas na frente, convergindo para o logo dourado da marca. No painel, instrumentos digitais harmonizam com os mostradores analógicos.

O veículo foi projetado a partir de um ponto H elevado (H de hip point, que em inglês significa quadril).

“Quanto mais elevado for esse ponto, mais alta será a posição de dirigir. Um superesportivo, por exemplo, tem um ponto H bastante baixo. Já uma van utiliza um ponto H alto para o motorista, sempre tendo como base a posição do quadril em relação ao solo” – diz Barba

O Agile complementará a linha Chevrolet, que já tem Celta, Classic, Prisma, Corsa Hatch, Corsa Sedã, Astra Hatchback, Astra Sedã, Vectra GT, Vectra Sedã, sedã Omega, picapes Montana, S10 Cabine Simples, S10 Cabine Dupla, os monovolumes Meriva e Zafira, e os utilitários-esportivos Blazer e Captiva.

Em junho a marca emplacou 58.647 veículos e bateu o recorde histórico de vendas no Brasil

Engenharia brasileira

A partir de uma arquitetura destinada inicialmente, a mercados emergentes, como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, o Agile, primeiro produto da família Viva, foi 100% desenvolvido pelas equipes de engenharia, design e powertrain do Centro de Desenvolvimento de Veículos, em São Caetano do Sul, e do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, SP.

O Projeto Viva, do qual o Agile surge como primeiro fruto, resulta de um investimento de US$ 400 milhões. O próximo veículo da família deve ser montado em Gravataí, RS.

Fonte: Automotive Business