Audi A1 Sportback Ambition de 192 cv é brinquedo para gente grande e endinheirada

 Por: Guilherme SilvaO Audi A1 Sportback reestilizado está à venda no Brasil desde o começo do ano, com discretos retoques visuais que o deixaram ainda mais parecido com o irmão maior A3. Além dos faróis e lanternas redesenhados e com iluminação de LED, o compacto traz como principal novidade o motor 1.8 TFSI na versão Ambition a partir de R$ 124.990 – a variante de entrada Attraction manteve sob o capô o 1.4 TFSI R$ 106.990, recalibrado para 125 cv 3 cv a mais.Enquanto praticamente todas as fabricantes incluindo a Audi partem cada vez mais para o uso de motores menores e repletos de tecnologia em busca de maiores índices de eficiência, o A1 Sportback Ambition foi na contramão da tendência. A versão mais invocada do pequenino à venda no país trocou o bloco de 1.4 litro sobrealimentado com turbo e compressor mecânico, que gerava 185 cv de potência, pelo 1.8 litro turbo de 192 cv. Ambos entregam 25,5 kgfm de torque, mas no motor maior essa força está disponível em uma faixa de rotações inferior a partir de 1.250 rpm contra 2.000 rpm.Em tese, o motor 1.4 TFSI tinha uma concepção mais complicada por necessitar de um compressor acionado por correia para gerar mais força desde os giros mais baixos. Já o 1.8 TFSI, além da capacidade cúbica maior, utiliza dois sistemas de injeção de combustível, que funcionam de acordo com a necessidade de torque: indireto e direto. O primeiro entra em ação em baixas ou médias demandas de força, independentemente da rotação do motor, enquanto o último trabalha em acelerações mais fortes e de maior exigência do propulsor.A diferença de desempenho entre os dois motores é bem sutil, com pequena vantagem ao 1.8 TFSI. No geral, o A1 Sportback Ambition é um carrinho que responde com agilidade em qualquer situação. De acordo com os dados de fábrica, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e chega aos 234 km/h de velocidade máxima. Mas não é preciso acelerar muito ou atingir velocidades muito altas para aproveitar o potencial do compacto. No uso cotidiano, essa disposição faz a diferença na hora de encarar uma subida mais íngreme, fazer uma ultrapassagem ou mudar rapidamente de faixa no trânsito. Basta uma cutucada no acelerador para o A1 pular na frente de todo mundo.Na estrada, o A1 é ainda mais divertido, pois ganha velocidade rapidamente e entrega retomadas espertíssimas g
Fonte: UOL Carros / Carsale