Audi mostra Coupé Cabriolet Quattro em Los Angeles

                                                                                                                                                                                    por ALBERTO POLO JÚNIOR

Como de praxe, a Audi revela, por meio de um carro-conceito, um de seus próximos lançamentos. No Cross Cabriolet Quattro, contudo, a marca alemã adianta o que poderá ser encontrado em dois novos modelos: o A3 Conversível e o futuro Q5, utilitário esportivo do porte do BMW X3. A apresentação da novidade acontece no Salão de Los Angeles, nos EUA.

O primeiro já foi flagrado em testes finais pelas estradas européias. Terá uma pequena reestilização na dianteira e na traseira, a fim de aproximá-lo dos últimos carros da marca, entre eles o A4 e o A5. Deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2008. Já o aspecto fora-de-estrada revela o que poderá ser encontrado no Q5. O utilitário esportivo terá porte semelhante ao do Volkswagen Tiguan.

O Cross Cabriolet Quattro tem o Audi A4 por base, mede 4,62 metros de comprimento e 1,63 m de altura. Do sedã, traz a dianteira curta e laterais “musculosas”. Atrás as lanternas seguem o padrão atual da marca. Toda a iluminação externa é composta por LEDs e as rodas de 21 polegadas calçam pneus de uso misto na medida 265/35.

Pode levar quatro pessoas acomodadas em bancos individuais com saídas de ar quente nos encostos, bem como porta-copos refrigerados ou aquecidos. A capota é de tecido e leva 17 segundos para abrir ou fechar. Com ela aberta, microfones captam as vozes dos ocupantes e as reproduzem pelo sistema de som, facilitando a compreensão. O painel rompe com a tendência da marca. Com revestimento claro, tem desenho e comandos simplificados.

A tela do sistema multimídia MMI fica entre os mostradores, à frente do motorista e é sensível ao toque. O sistema de navegação é combinado ao Google Earth e apresenta mapas detalhados, bem como informações on-line sobre as condições de tráfego e clima. O sistema atua junto com o controlador de velocidade ativo e, ao se aproximar de uma curva do percurso selecionado, diminui a velocidade do carro automaticamente.

O motor escolhido para o Cross é um 3.0 Turbodiesel de 240 cv (cavalos), capaz de levá-lo a 240 km/h de velocidade máxima e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Seu consumo médio é baixo para o desempenho: 13,8 km/l. A suspensão é pneumática e permite variar sua altura em até quatro centímetros, e a tração Quattro é integral permanente.

Do A4 também vem o Audi Drive Select, sistema pelo qual é possível variar o comportamento das repostas do motor e do câmbio automático, bem como a rigidez da suspensão. São três opções: Dynamic, Sport e Efficiency, esta última destinada a diminuir o consumo.

Fonte: Interpress Motor