Automóveis respondem por maior contribuição à indústria em 2007

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio
Apesar de puxar a queda da produção industrial em novembro, os veículos automotores respondem pela maior contribuição para o setor no ano. A produção caiu 1,8% no penúltimo mês do ano passado, enquanto automóveis registrou queda de 3,9%, na mesma base de comparação.
No ano, porém, enquanto a taxa de expansão da indústria foi de 6%, o setor de automóveis teve incremento de 15,1%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), se configurando como o segmento de maior impacto sobre o resultado geral.
O coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales, explicou que o resultado de novembro é pontual. Segundo o economista, há uma forte base de comparação com outubro, cujo crescimento chegou a 7% em relação a setembro. “Não há sinal de retração na produção de automóveis”, comentou.
Tendência
Silvio Sales destacou hoje que a queda de 1,8% da produção industrial em novembro não demonstra tendência de arrefecimento do setor no próximos meses.
O desempenho em novembro, segundo ele, foi resultado da combinação de uma forte base de comparação do mês de outubro, quando a indústria teve expansão significativa, e de menos dias úteis verificados em novembro.
“Esse resultado não altera a trajetória de 2007, que segue positiva. Quando se olha a comparação de novembro de 2007 com o período correspondente em 2006, nota-se uma forte expansão. Essa relação mostra que a tendência positiva permanece”, afirmou. Na comparação com novembro de 2006, a expansão foi de 6,7%.

Fonte: Folha Online