A lentidão nos trâmites da Comissão de Administração de Divisas, Cadivi, e no Ministério para as Indústrias Leves e Comércio, Milco, se somam novas preocupações relacionadas com a política automotiva fixa pelo governo em 31 de outubro de 2007. Hernández assegurou que os atrasos nas entregas das Autorizações de Liquidação de Divisas, ALD, voltam a ser uma dor de cabeça para as fabricantes de autopeças e, de uma forma ou outra, afetam a produção local de veículos.
A política automotiva não surte o efeito que se esperava: impulsionar a fabricação de veículos no país. Em 2007 foram produzidos 172 mil unidades e a meta do governo para este ano é alcançar 230 mil. Entretanto, entre janeiro e maio de 2007 as linhas de montagem construíram 70 mil 730 veículos. No mesmo período de 2008 o volume não passa de 60 mil.
As razões da queda na produção são várias. Prevalece, porém, duas: conflitos trabalhistas em alguns fornecedores e atrasos na liberação de divisas. Em junho o Cadivi liquidou muito poucas divisas às autopeças. “Atualmente há 730 solicitações de 29 empresas por US$ 27 milhões, com atraso médio de 120 dias, contados desde o requerimento da ALD até a nacionalização da mercadoria.”
(Redação AutoData)
Fonte: Boletim Autodata