Calço hidráulico: muito improvável com carro rodando

 É possível um carro dar calço hidráulico em movimento, trafegando normalmente em uma estrada?Ricardo Caproni da Silva – Cáceres, MT Rolls-Royce Ghost em alagamento na Indonésia: risco improvável para o motor em movimentoO calço hidráulico acontece quando um líquido como água ou combustível preenche as câmaras de combustão, formando uma massa que, ao contrário da “névoa” de ar e combustível, não pode ser comprimida. Quando os pistões sobem, encontram grande resistência e podem ser avariados componentes como pistões, bielas ou mesmo virabrequim.Para responder sua dúvida, vamos a algumas contas rápidas. Digamos que seja um veículo com motor de 2,0 litros e quatro cilindros, ou seja, cada cilindro tem volume total de 500 cm³ ou 500 ml. Se esse motor tiver taxa de compressão de 10:1, significa que o volume da câmara de combustão será reduzido a até 50 ml quando o pistão atingir o ponto-morto superior PMS. Portanto, para que haja calço hidráulico, é necessário termos naquele instante mais de 50 ml de algum líquido — como água proveniente da admissão, no caso de o veículo passar por uma região alagada.Não parece difícil chegar a esse volume, o mesmo de um copinho de plástico de café. Contudo, pense que tal motor a 3.000 rpm realiza 100 ciclos de admissão por segundo:com isso teríamos de “derramar” 5.000 ml 5 litros de água na admissão por segundo para que os cilindros pudessem ser totalmente preenchidos com água, a ponto de causar o calço hidráulico, considerando distribuição de água homogênea por todos os cilindros.
Fonte: UOL Carros / Best Cars