Caminho livre para a Califórnia testar carros autônomos sem motorista

Os carros autônomos da Waymo são baseados na minivan Chrysler Pacifica (Foto: Divulgação)

 

O Departamento de Veículos a Motor do Estado da Califórnia (DMV) anunciou esta semana que permitirá que automóveis totalmente autônomos, e  sem condutores, poderão ser testados em vias públicas estaduais. A medida é inédita, e agora a lei permite que esses carros sem motoristas possam buscar as crianças na escola, ou na praia depois de uma sessão de surf, sem a presença dos pais.Isso vai assustar muita gente por aí!

Em nota, o diretor do DMV, Jean Shiomoto diz que “Este é um grande passo para a tecnologia autônoma na Califórnia. A segurança é nossa principal preocupação e estamos prontos para começar a trabalhar com os fabricantes que estão preparados para testar veículos sem motorista”.

No final do ano passado, o DMV já havia emitido outros regulamentos que regiam novas normas para implementação segura de veículos autônomos nas vias públicas.

Um aviso público será publicado no site do órgão no dia 2 de março, antes que as primeiras permissões possam ser emitidas no dia 2 de abril. As montadoras podem solicitar três tipos de autorizações distintas: teste com motorista, teste sem motorista e teste de implantação.

A Califórnia não é apenas referência mundial em tecnologia, mas também no campo da eletrificação automotiva e do carro autônomo. Não por acaso, é seguida de perto por gigantes como a GM, a Waymo e a Uber (que chegaram a um acordo amistoso sobre um roubo de tecnologia), e que estão trabalhando sério para desenvolver frotas de carros auto-dirigíveis para uso do público. Segundo as autoridades, atualmente existem 50 empresas testando cerca de 300 veículos autônomos licenciados com o DMV. E quase 1.000 condutores estão licenciados para testar esses veículos.

O congresso norte-americano está considerando votar uma legislação que permita às empresas fabricar e implantar carros sem pedais e volantes, desde que cada estado estabeleça sua própria lei, e que supervisione seus testes autônomos. Só que isso poderia, por exemplo, colidir com o sistema bem estabelecido da Califórnia. O projeto de lei está paralisado no Senado.