Carro de US$ 2,5 mil

A montadora indiana Tata Motors anunciou sua iniciativa mais arrojada: um automóvel vai custará US$ 2,5 mil, menos da metade do preço do veículo mais barato do mercado do país. O novo modelo da empresa foi batizado de “carro do povo”.

A iniciativa da Tata nasceu de suas observações do mercado local, onde milhões de pessoas freqüentemente acomodam famílias de até quatro pessoas – mais bagagem – em motocicletas.

“O produto já ganhou muita atenção internacional”, afirmou Mohit Arora, diretor-gerente da empresa de pesquisa indiana J.D. Power Asia-Pacific. “É um grande negócio para a Tata Motors, e será registrado nos livros de história, seja um sucesso ou não”, disse.

Volkswagen, Toyota, Honda e Fiat já afirmaram ter planos de fabricar carros de baixo custo. “Toda montadora global percebeu a necessidade de estar nos mercados emergentes com um modelo como esse, para as massas”, disse Ashutosh Goel, analista da Edelweiss Securities. Especialistas citam ainda o alto preço do petróleo como fator de impulso para os veículos pequenos..

O “carro do povo” da Tata terá quatro lugares, motor de 600 cilindradas e produção inicial de 250 mil unidades. A empresa pode também exportar o veículo. Os principais mercados externos para o produto da montadora seriam, de acordo com analistas, países de Terceiro Mundo da África, da América do Sul e da América Central. (Reuters)

Fonte: Diário do Comércio