Carro mais barato do mundo não preocupa indústria brasileira

Nano foi lançado em janeiro pela montadora indiana Tata Motors.
Eventual exportação para o Brasil exigiria ajustes que encareceriam veículo.

Do Valor OnLine

Tata Nano, o carro mais barato do mundo (Foto: Manan Vatsyayana/AFP)O lançamento do Nano, o carro mais barato do mundo, produzido pela gigante indiana Tata, não preocupa a indústria brasileira, sinalizou nesta segunda-feira (11) o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider. Na sua avaliação, o veículo, que custa US$ 2,5 mil, foi projetado para o mercado indiano e uma eventual exportação para o Brasil iria demandar uma série de ajustes técnicos, que acabariam elevando seu preço por aqui.

Os veículos produzidos no Brasil têm de respeitar normas de segurança e de emissões (de poluentes) que têm seu custo. Se vier para cá, (o carro) terá que ter outra concepção de produto, explicou o executivo, que mencionou ainda a tributação de 40% incidente sobre o preço dos veículos produzidos no Brasil, alíquota superior à praticada na Índia. Tudo isso tem que ser levado em conta, completou Schneider.

Com espaço para quatro pessoas e motor de 625 cilindradas, o Nano foi lançado em janeiro pela Tata Motors. Segundo a montadora, o veículo chega à velocidade máxima de 105 quilômetros por hora.

Fonte: G1 Globo Online