Carros trazidos para o Brasil: quais são isentos da taxa de importação?

SÃO PAULO – Os carros importados estão cada vez mais presentes no Brasil, sendo que as vendas estão crescendo, assim como a participação desses veículos no mercado nacional.

Mas nesse segmento existem dois tipos de importados: os trazidos por empresas que possuem fábricas no País e aqueles trazidos por importadoras. A diferença entre ambos? No primeiro caso, há isenção da taxa de importação de 35%, enquanto que, no segundo caso, a taxa deve ser paga, além dos impostos locais.

Quais são isentos?

Entre os modelos isentos da taxa, estão principalmente os importados da Argentina e do México, que não são poucos. Do vizinho sul-americano, chegam modelos como Spacefox, Siena, Focus, Clio, Peugeot 307 e Citroën C4, de acordo com a Agência AutoInforme. Já do segundo país são trazidos carros mais luxuosos, como Jetta, Bora, Tiida e Captiva.

Juntos, esses carros venderam 210 mil unidades no primeiro semestre do ano, representando 14,5% do mercado nacional.

Já pelas importadoras que pagam a taxa de 35% são trazidos carros da Hyundai, Ferrari, Lamborghini, BMW, Kia e outras 14 marcas, que, nos seis primeiros meses do ano, registraram vendas de 13 mil unidades.

Segundo dados da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), o crescimento nas vendas de importados foi de 6,8% no primeiros semestre, acima da média nacional de 4,14%, apurada pelos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Fonte: UOL Carros Online