China pode tornar-se o maior mercado da VW

Foto montagem
País deve superar a Alemanha em número de vendas até o final deste ano

O crescimento econômico da China é hoje uma das molas propulsoras da economia mundial, e o setor automobilístico não ficou de fora da festa. O grupo Volkswagen, que por lá também inclui a Audi e a Skoda, já é o maior do país, e o mercado chinês pode se tornar o principal reduto da marca, superando a Alemanha no número de vendas.

Na primeira metade deste ano, o número de veículos comercializados na China pela montadora foi de 531 614, apenas 3 000 a menos que na Alemanha e 23,2% maior que no primeiro semestre do ano passado. Como o crescimento visto no mercado alemão foi de 3,7% no mesmo período, parece ser uma questão de tempo até que as posições se invertam.

De acordo com os executivos da marca, é possível que isso aconteça até o final de 2008, com as vendas superando 1 milhão de veículos no mercado chinês até o fim de 2008. Para isso, o grupo conta com o plano chamado “Project Olympia”, estratégia criada para reforçar a presença da Volks no país.

A fabricante pretende lançar mais 12 automóveis por lá nos próximos dois anos, alguns deles feitos especialmente para o mercado chinês, como o Lavida, sedã compacto desenvolvido em parceria com a Shanghai Auto. A empresa é a maior fabricante do país, com mais de 1,5 milhão de unidades vendidas em 2007.

Felipe Tau

Fonte: Terra Carro Online