Chrysler Pacifica autônoma do Google colide contra Honda nos EUA

waymo-acidente-1024x571 Chrysler Pacifica autônoma do Google colide contra Honda nos EUA

Após o atropelamento de uma ciclista, que ocasionou a sua morte nos EUA, o carro autônomo passou a ser visto com preocupação por parte do público e das autoridades americanas. O Uber – responsável pelo SUV de condução independente do motorista – suspendeu toda a frota de centenas de veículos robotizados para investigar as causas do acidente.

Agora, outro acidente relacionado com carro autônomo ocorre nos EUA. Desta vez a empresa envolvida é a Waymo, que é a divisão de automação veicular do Google. Como se sabe, a empresa utiliza diversos tipos de veículos em seus testes com a tecnologia que permitirá aos carros andarem de forma independente do ser humano, porém, o carro em questão, uma Chrysler Pacifica, colidiu contra um modelo supostamente da Honda, em Chandler, Arizona.

waymo-acidente-1024x571 Chrysler Pacifica autônoma do Google colide contra Honda nos EUA

De acordo com a polícia local, o Chrysler Pacífica da Waymo estava em modo autônomo quando ocorreu acidente, mas preliminares indicam que ele pode não ter sido o culpado do evento. Um porta-voz das autoridades da cidade disse: “Estamos investigando uma pequena colisão envolvendo dois veículos, um dos quais é um veículo autônomo da Waymo”.

O comunicado continua: “Esta tarde, por volta do meio-dia, um veículo (“sedã Honda”) viajando para o leste pela Chandler Boulevard teve que desviar para evitar golpear um veículo viajando para o norte em Dr. Los Feliz”. A polícia da cidade americana parece indicar o culpado nesta continuação: “Quando o Honda desviou, o veículo continuou rumo ao leste para as pistas na direção oeste de Chandler Boulevard e atingiu o veículo da Waymo, que viajava em baixa velocidade e em modo autônomo”.

waymo-acidente-1024x571 Chrysler Pacifica autônoma do Google colide contra Honda nos EUA

Pelo que foi informado, a princípio, não houve culpa do carro autônomo da Waymo, segundo a polícia de Chandler. As autoridades ainda informaram que um passageiro no banco de trás do Honda sofreu ferimentos leves. De acordo com a empresa de carros autônomos, sua tecnologia permite não só rodar com segurança, mas também evitar acidentes provocados por terceiros. Por ora, a divisão do Google não se manifestou sobre como a Chrysler Pacífica conseguiria evitar o choque com o outro carro. A cena após o ocorrido foi filmada por uma emissora de TV local.

A Waymo, assim como outras empresas do setor de tecnologia, vem aprimorando seus sistemas de condução autônoma para entrada em serviço comercial no ano 2020. O Uber quer ter uma frota de 24 mil unidades do Volvo XC90 totalmente autônomos. A Cruise Automation, que pertence à GM, quer começar com carros sem motorista já no próximo ano. Outras empresas como Mobileye e Tesla também buscam seu futuro espaço nesse novo mercado.

[Fonte: Jalopnik]

© Noticias Automotivas. A notícia Chrysler Pacifica autônoma do Google colide contra Honda nos EUA é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.