CNH: Renovar a carteira de motorista agora exigirá um novo curso e prova teórica

CNH - Carteira Nacional de Habilitação (Foto: Detran-PR)

 

Renovar a carteira de motorista (CNH) pode ficar mais complicado. A partir do dia 6 de junho, será necessário realizar um curso teórico e uma prova para você conseguir renovar a habilitação. Atualmente, basta fazer um exame médico e pagar uma taxa.

De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada essa semana no Diário Oficial da União, os motoristas já habilitados serão submetidos ao chamado “curso de aperfeiçoamento”, que poderá ser presencial ou a distância. Além das aulas, o candidato também deverá realizar um exame teórico. Só depois de aprovado, será possível receber a nova via da carteira de motorista, que continuará a ter validade de cinco anos ou três anos, no caso de pessoas acima de 65 anos.

O processo será um pouco diferente para profissionais que dirigem veículos de carga ou passageiros como atividade remunerada. Eles também deverão realizar um curso, mas o conteúdo e a carga horária poderá ser diferente.

Sobre o curso

O curso de aperfeiçoamento poderá ser feito de forma presencial ou virtual e tem 10 horas/aula no total. Cada aula terá a duração de 50 minutos. Segundo a resolução do Contran, poderão ser feitas, no máximo, cinco aulas por dia. O curso a distância, por ser mais flexível, poderá ser feito em seis dias.

A prova

Após a conclusão do curso, o aluno deverá realizar um exame teórico presencial, semelhante ao realizado para conseguir tirar a primeira CNH. A prova terá 30 questões de múltipla escolha, sendo necessário acertar, no mínimo, 21 questões.

Se for reprovado, o aluno poderá fazer uma nova tentativa após três dias. Se a reprovação acontecer novamente, o curso deverá ser feito novamente.