Como descobrir se um usado é original ou modificado?

 Por: Felipe CarvalhoTodo produto tem um ciclo de vida. Com os carros, não é diferente. Ano após ano, os fabricantes fazem alterações na sua linha de produtos para renovar nosso desejo de compra.Algumas mudanças são mais perceptíveis, principalmente quando feitas no design. Entretanto, são as pequenas alterações que passam despercebidas por nossos olhos, a ponto de confundirmos os anos dos modelos.Uma mudança muito comum nos carros de 20 ou 30 anos eram as cores das setas. Imagino que o custo da cor branca, âmbar ou fumê na linha de produção fosse o mesmo – ou, no máximo, tivesse uma diferença irrisória. Ainda assim, os fabricantes insistiam em lançar carros com setas âmbares para depois de alguns anos apresentarem um “novo” produto, com setas brancas.Curioso que, hoje em dia, como faróis e setas são peças únicas e na maior parte dos casos não apresentam mais diferença de cor, alguns adeptos da personalização automotiva pintam a parte lateral da lente de âmbar.Gosto à parte, tenho certeza que se as lentes viessem assim de fábrica, essas pessoas iriam pintá-las de branco pela simples vontade de mudar o original.E você, é capaz de identificar um carro que foi modificado?Para não ser pego de surpresa e adquirir um veículo alterado pelo antigo dono, sugiro que faça uma pesquisa sobre o automóvel que está comprando e compare o que foi apresentado na época do lançamento com o que está avaliando. O Google é uma ótima ferramenta para nos auxiliar nesse comparativo.Abaixo, listo os principais itens que costumam ser modificados: Conjunto óptico dianteiro – Além do caso das cores das setas, acima citado, uma alteração bem comum é na máscara do farol. Algumas são cromadas, outras pintadas de preto ou até mesmo na cor da carroceria. Como exemplo, cito a primeira geração do Citroën C3, que teve a máscara cromada alterada para preto nos modelos pós-2012. Já no Hyundai HB20, a cor da máscara tem relação com a versão, sendo preta nas de entrada e cromada na mais completa. Conjunto óptico traseiro – Outra alteração barata que os fabricantes gostam de fazer nas mudanças de ano do modelo.
Fonte: UOL Carros / Carsale