Corvette pode virar híbrido


Legislação norte-america obriga redução de emissão e consumo até 2016

Thiago Vinholes

Um Chevrolet Corvette com motorização híbrida (elétrico/gasolina) pode soar como uma blasfêmia para os fãs do clássico esportivo. Porém, é isso que pode acontecer, segundo Tom Stephens, vice-presidente da General Motors. “Nos somente faremos isso se realmente for necessário para mantermos o carro em produção”, afirmou o executivo à agência Automotive News, a respeito dos novos índices de consumo de combustível e emissão que passam a vigorar nos Estados Unidos a partir de 2016.

De acordo com a nova lei ambiental norte-americana, carros movidos a gasolina terão de ter um consumo mínimo de 15 km/l. O motor 6.2 V8 de 430 cv do Corvette, de acordo com dados da GM, consome 6,8 km/l em regime urbano e 10,2 km/l na estrada. “Acredito que teremos um plano muito bom e provavelmente não vamos precisar de um sistema híbrido ou um motor 6 cilindros para alcançar o índice”, revela Stephens.

Especulações da imprensa automotiva dos EUA indicam que a próxima geração do Corvette, para atingir o novo índice de consumo e emissão, terá de ficar mais leve, adotar pneus de baixa resistência de rolagem, além de sistema de injeção direta de combustível e câmbio com dupla embreagem.

Imagens divulgação

Fonte: Terra Carro Online