Cresce a disputa pelo segmento de carros elétricos

O carro elétrico apresentado pela Nissan em Tóquio mostra que a disputa no segmento está avançando rápido. O EV-11 será lançado em 2010 no Japão e Estados Unidos e encontrará pela frente concorrentes como o Mitsubishi i-MiEV elétrico, já disponível para clientes corporativos.

No EV, montado sobre a plataforma do Tiida com motor elétrico de 106 cavalos, as baterias ficam debaixo do assoalho e permitem utilizar maior espaço para bagagens. A autonomia é de 160 km.

A Nissan pretende ser líder no campo de veículos não-poluentes e quer ter presença global com modelos verdes como o EV. Nos Estados Unidos a empresa recebeu incentivos do governo para produzir carros e bateriais na fábrica do Tennessee.

A Tesla Motors é outra montadora interessada em avançar com veículos elétricos utilizando baterias de ion litio de alto desempenho.

Carros híbridos, que combinam motores a combustão e elétricos, devem se tornar comuns nos próximos anos, seguindo os passos do Toyota Prius e do Honda Insight. O Volt também tem os dois motores, mas apenas o elétrico traciona as rodas.

Hyundai e Kia anunciaram recentemente um extenso programa para o desenvolvimento de veículos ecológicos – híbridos, elétricos ou movidos a células a combustível.

Mitsubishi

O carro elétrico da Mitsubishi pode ser testado no Brasil em 2010, conforme anunciou o diretor Reinaldo Muratori recentemente. Produzido em Okayama o veículo pesa 1.100 quilos, tem autonomia para percorrer até 160 km com uma carga de bateria e deverá custar pouco mais de US$ 48 mil (o Prius custa a metade no Japão). A marca está empenhada em obter subsídios para reduzir os impostos e o preço do veículo de emissão zero.

O motor tem 64 cavalos e 18,3 kgf.m. As baterias são de íons de lítio e podem ser recarregadas em sete horas numa tomada comum. Saiba mais em www.mitsubishi-motors.com.

Fonte: Automotive Business