Cresce a venda de carros mais equipados

A jornalista Cleide Silva escreveu no Estadão que o valor médio gasto pelo consumidor brasileiro na compra de um automóvel aumentou de R$ 43 mil em 2006 para R$ 50 mil este ano. Para aproveitar melhor a disponibilidade de compra, as montadoras lançam carros mais sofisticados, com itens de conforto e segurança antes disponíveis apenas nos países desenvolvidos ou em modelos de altíssimo luxo. “Brasileiro gosta de carro grande, e não de carros populares; ele compra popular porque é mais barato”, disse a ela Sérgio Habib, que deixa a presidência da Citroën para cuidar de suas redes de distribuição, que incluem a Citroën. Há dois anos, os carros populares com motor 1.0 representavam 56,2% das vendas, participação que hoje é de 50,8%, segundo a Anfavea. No primeiro quadrimestre, enquanto o mercado total de veículos cresceu 35%, as vendas de modelos populares aumentaram 21%. Modelos sedãs cresceram 32%. Já o segmento de utilitários esportivos importados, com preços a partir de R$ 80 mil, cresceu 98%. Habib calcula que só as vendas desses modelos, que em 2006 somaram 33 mil unidades, devem chegar a 150 mil este ano (13 de maio).

Fonte: Automotive Business