Crossover, o carro da moda nos Estados Unidos, chega ao Brasil

Eles são robustos, mas não são jipes. São confortáveis e de menor porte, mas não são carros de passeio. Um cruzamento de automóvel, van e utilitário-esportivo deu origem a mais um segmento no mercado automobilístico, chamado de crossover. Lá fora, é um dos que mais crescem em vendas. No Brasil, tem poucos representantes, mas ganhará reforço com o lançamento, este ano, de pelo menos sete modelos, todos importados, a maioria com preços que vão além dos R$ 100 mil, ou seja, uma faixa premium, de alto luxo. O conceito de crossover, segundo as fabricantes, é deturpado no País, às vezes confundido com o de fora-de-estrada (off-road) e com os utilitários-esportivos, categoria da qual é derivado direto. “Os crossovers são modelos que mantêm as vantagens de um utilitário-esportivo, como plataforma mais elevada e tração nas quatro rodas, somadas ao estilo de um carro de passeio, mais ágil e fácil de estacionar”, define o diretor de vendas e marketing da Volvo Car, Marcos Saade. (O Estado de S. Paulo)

Fonte: Boletim Autodata