Acendeu uma luz no painel do meu carro, e agora? Saiba o que significa!

O quadro de instrumentos no painel dos automóveis atuais contam com diversas luzes-espia que avisam sobre ações que o motorista deve tomar, sobre o estado atual do veículo ou sobre problemas que o carro pode estar apresentando. Saiba agora o que significam os símbolos que podem acender no seu carro.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que:

  • Símbolos azuis indicam estados momentâneos do carro – não indicam problemas
  • Símbolos verdes também não indicam problemas
  • Símbolos amarelos demandam atenção
  • Símbolos vermelhos representam problemas mais sérios e que podem exigir que você pare o veículo
  • É normal que luzes amarelas e vermelhas se acendam no momento da partida do carro, porém caso elas permaneçam acesas depois da partida ou com o carro em movimento, podem indicar problemas mais sérios

Luzes azuis

Luz de temperatura do motor em azul

Em alguns carros que não possuem o indicador de temperatura do motor, logo após a partida pode permanecer acesa uma luz azul, que irá indicar que o motor ainda não chegou à temperatura ideal de funcionamento (normalmente 90º Celsius). Neste caso, portanto, não há o que se preocupar. Continue dirigindo o carro que esta luz deverá se apagar em poucos minutos.

Luz do farol alto

A maioria dos carros possui a representação do farol alto por uma luzinha azul no painel. Isto ocorre para diferenciar de outras luzes e alertar ao motorista de que andar o tempo todo com farol alto pode ofuscar os ocupantes de veículos que circulam em contrário.

Luzes verdes

Luz de partida com pé no freio (pode ser amarela em alguns carros)

Em carros com câmbio automático, pode surgir um aviso para pisar no freio na hora de dar a partida no motor. Isto ocorre por motivos de segurança, para assegurar que o carro fique parado caso ele acidentalmente esteja com o câmbio na posição Drive (D) ou Ré (R), por exemplo.

Luz do piloto automático/cruise-control

Quando o controlador de velocidade de cruzeiro do veículo estiver acionado, normalmente também acende junto uma luz-espia na cor verde.

Luzes de seta e de neblina dianteiras e traseiras

As luzes auxiliares e de seta do carro normalmente também são representadas por luzes-espias no painel com a cor verde, para você não esquecer que estes faróis e lanternas estão ligados.

Modo Eco

Alguns modelos dispõem do modo de condução Econômico, que fazem com que uma luz-espia verde acenda no painel. O modo econômico normalmente reduz a força do motor e do ar-condicionado, e o regime de trocas de marcha também é alterado, visando economia no consumo de combustível.

Luzes amarelas – atenção!

Luz de baixo nível de combustível

Quando o carro entra na reserva de combustível, normalmente ele acende uma luz amarela no painel com o ícone da bomba de combustível, ou este ícone começa a piscar. Adicionalmente, o computador de bordo deixa de estimar a autonomia prevista. O recomendável é que o motorista abasteça o carro assim que possível, para evitar o risco de uma pane seca ou de futuros danos à bomba de combustível.

Luz dos controles de tração/estabilidade

Alguns carros possuem a opção de se desativar parcial ou totalmente os controles de estabilidade e tração. Quando isso ocorre, normalmente uma luz fica acesa no painel, para lembrar ao motorista de que a condução poderá ficar mais perigosa. Neste caso, é comum que apareça embaixo a palavra “OFF” (desativado).

Porém, existe a possibilidade de uma luz parecida acender sem que o motorista tenha desativado os controles. Isso indica que há alguma avaria nos sistemas eletrônicos.

Luz do óleo do motor

Esta luz, quando piscar no painel, indica que há uma avaria no sistema do óleo do motor. E caso fique acesa, indica que o nível de óleo do motor está muito baixo. Recomenda-se completar com o óleo indicado pela montadora, nas especificações recomendadas para o motor.

Luz do airbag

Não se preocupe caso a luz do airbag acender momentaneamente entre os instrumentos do seu carro, assim como outras que se acendem na hora da ignição e se apagam pouco depois. O que é motivo de preocupação é o fato da luz permanecer acesa.

Pode ser que o airbag do passageiro dianteiro esteja desativado (situação em que acende um ícone parecido com o da imagem acima) ou que haja algum problema no sistema das bolsas infláveis do veículo.

Luz dos freios ABS

Assim como a luz do airbag, esse aviso requer atenção a partir do momento em que não se apaga logo depois da ignição. O problema pode estar em sensores, no sistema hidráulico ou na unidade de comando do ABS. O veículo ainda é capaz de frear, porém perde momentânea ou totalmente a assistência anti-travamento das rodas.

Luz de injeção do motor

A luz de injeção do motor pode acender quando o carro está abastecido com combustível de má qualidade, ou quando há problemas no sistema injetor ou no catalisador, que podem causar consumo excessivo de combustível e/ou falhas nas partidas subsequentes do motor. Se esta luz acender no seu carro, recomenda-se procurar ajuda especializada o quanto antes.

Luz da direção elétrica com exclamação

Alguns carros podem acender a luz amarela da direção durante a partida: o normal é que ela se apague em seguida. Caso permaneça acesa, ela pode indicar alguma avaria ou até perda da assistência da direção. Em alguns carros, essa luz pode ser vermelha.

Luz de pressão baixa dos pneus

Alguns carros apenas alertam que algum pneu está com pressão baixa, outras apontam em que pneu a pressão está inferior ao recomendado. É recomendável calibrá-lo o quanto antes. Pneus com menor pressão que o ideal tendem a se desgastar mais, além de fazer com que o carro passe a consumir mais combustível. Às vezes, a luz acende quando o monitoramento de pressão dos pneus não está operante.

Luz de revisão/INSP/Service

A maioria dos automóveis de hoje em dia já alertam para quando está programada a próxima revisão, normalmente pelo tempo. Pode aparecer um ícone de chave de boca ou mensagem (INSP/Fazer revisão/Service). As oficinas especializadas realizam a remoção do aviso de revisão, mas normalmente também é possível tirar o aviso em casa.

Luz indicadora de multifunção

Estes ícones não possuem um significado próprio, mas mesmo assim requerem atenção, pois pode acender juntamente com outras luzes indicadoras no painel de instrumentos ou após um alerta no sistema multimídia do carro. O símbolo à esquerda, quando acende na cor vermelha, pode indicar problema no pedal do acelerador, por exemplo. Para sua segurança, aconselha-se a visita a uma Oficina Autorizada.

Luz de avaria no câmbio

Quando essa luz acende, há uma avaria na transmissão manual ou automática. É recomendável visitar uma oficina especializada o quanto antes.

Luz do pré-aquecimento de combustível

Em carros flex (movidos a gasolina ou etanol), esta luz indica o sistema de partida aquecida em funcionamento.

Nível baixo do líquido do limpador de para-brisa

Alguns carros informam quando o nível do fluido para esguicho no para-brisa e/ou vidro traseiro está baixo. Recomenda-se completar o nível assim que possível.

Anormalidade nas luzes do veículo

Alguns modelos avisam ao motorista sobre anormalidade no funcionamento de algumas luzes externas ou internas. Isso pode ocorrer caso alguma lâmpada queeime ou seja trocada por outra fora dos padrões originais.

Luz das pastilhas de freio

Alguns carros contam com a indicação de que as pastilhas de freio estão gastas. Caso essa luz acenda, procure uma oficina especializada e mande verificar todas as pastilhas de freio e, se necessário, substitua-as.