Apenas 1,7% dos modelos mais seguros dos EUA são de marcas americanas

Apenas 1,7% dos modelos mais seguros dos EUA são de marcas americanas

Nos EUA, os modelos mais seguros são indicados pelo IIHS, Insurance Institute for Highway Safety. Este instituto tem um prêmio anual chamado de Top Safety Pick, que indica os carros mais seguros vendidos naquele país no momento.

Existem duas classificações, o Top Safety Pick e o Top Safety Pick+, com carros ainda mais seguros.

De acordo com a organização, todos os modelos listados ali tem que ter boas notas em cinco testes diferentes, e também ter um sistema de frenagem automática de boa qualidade.

No caso dos modelos que recebem a classificação Top Safety Pick+, o lado do passageiro também tem que ter ótimas avaliações em impactos contra outros veículos ou contra uma barreira fixa, já que anteriormente os modelos estavam sendo reforçados pelas montadoras só do lado do motorista, para ganhar notas melhores.

O interessante é notar que dos 57 modelos que foram classificados como Top Safety Pick ou Top Safety Pick+, apenas um é feito por uma marca de origem americana, no caso a minivan Chrysler Pacifica, que não está no nível mais alto e sim no inferior.

Apenas 1,7% dos modelos mais seguros dos EUA são de marcas americanas

56 dos 57 modelos são de marcas japonesas, européias, etc. E o IIHS faz questão de deixar claro que os modelos das duas listas somente se classificam quando equipados com faróis opcionais de versões mais caras, provendo uma boa iluminação noturna, e também com sistemas opcionais de prevenção de acidentes.

Apesar desta situação, 31 dos modelos já tem os sistemas de prevenção de acidentes como item de série desde a versão mais básica, o que mostra que nos EUA, assim como em qualquer outro lugar do mundo, a segurança automotiva vai melhorando aos poucos. É aquela disputa entre redução de custos e maior segurança para os clientes.

Veja na lista que os modelos mais seguros estão divididos em vários segmentos, apesar de ainda não existir nenhuma picape dentre os selecionados. Também não existem modelos de entrada, os chamados microcars, que pra falar a verdade já são bem mais seguros que os temíveis populares brasileiros.

Falando de marcas, um destaque é a linha da Genesis, onde todos os modelos receberam o prêmio Top Safety Pick+: Genesis G70, G80 e G90.

© Noticias Automotivas. A notícia Apenas 1,7% dos modelos mais seguros dos EUA são de marcas americanas é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.