China: Youngman rebate acusação de fraude em caminhão movido a água

China: Youngman rebate acusação de fraude em caminhão movido a água

Que tal um caminhão movido apenas por água? Parece mais uma daquelas histórias que surgiram ao longo da história do automóvel e não se materializaram. No entanto, um fabricante chinês ganhou notoriedade nacional em 2017 ao apresentar um caminhão que usava apenas água como fonte de energia.

Trata-se da Jinan Yougman Auto, uma empresa que não é totalmente desconhecida fora da China, pois, há alguns anos, vendia carros da malaia Proton com uma submarca e ainda associada com a inglesa Lotus. Em 2017, a montadora apresentou um caminhão que prometia uma revolução, deixar de lado os combustíveis fósseis.

Este veículo era um caminhão de tamanho médio, que fora equipado com um complexo maquinário logo atrás da cabine. De acordo com a Youngman Auto, trata-se de um dispositivo que faz a eletrólise da água e obtém dela o hidrogênio, que assim é enviado para um reator, cujo processo resulta em eletricidade.

O processo seria como das células de combustíveis, que fazem a reação química entre hidrogênio e oxigênio para gerar eletricidade. De acordo com a Youngman, na época, o caminhão tinha um tanque que permitia rodar 804 km. Obviamente, bastava encher o tanque com mais água para continuar rodando.

China: Youngman rebate acusação de fraude em caminhão movido a água

A Youngman também disse que um carro de passeio com a mesma tecnologia poderia rodar 1.000 km. No entanto, a tecnologia desenvolvida pela empresa começou a ser questionada na própria China. O Professor Guan Bin, do Instituto de Motor de Combustão Interna da Universidade Shanghai Jiao Tong, diz que não é possível ao veículo rodar apenas com água.

O processo de geração de hidrogênio envolve uma série complexa de reações químicas e físicas, explica. Além disso, descobriu-se que a fábrica da Youngman está fechada há quatro anos. Ela seria responsável pela prometida produção de 100.000 veículos por ano ou até 300.000 em três turnos.

O presidente da empresa, Pang Qingnian, rebateu as acusações de fraude. A Youngman Auto fechou um contrato de US$ 1,2 bilhão com a cidade de Nanyang, província de Henan, para trabalhar com ela no desenvolvimento da tecnologia. O governo chinês está investigando o caso.

[Fonte: Yicai Global/Auto Home]

© Noticias Automotivas. A notícia China: Youngman rebate acusação de fraude em caminhão movido a água é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.