Dez carros de até R$ 10 mil que você pode comprar em vez de um dos novos iPhones Xs e Xs Max

Golf de terceira geração é dos modelos achados por valores similares ao do iPhone (Foto: Divulgação)

 

A Apple apresentou recentemente nos Estados Unidos a nova geração do iPhone, que chegou ao mercado com inovações, porém ainda mais caro que o anterior. A versão top de linha XS de 512 GB custa o equivalente a R$ 6 mil na conversão direta, sem levar em consideração impostos e outras despesas.

Com o dólar nas alturas, não é difícil imaginar o iPhone mais caro sendo vendido no mercado brasileiro por cerca de R$ 10 mil ou mais. Valor mais do que suficiente para comprar alguns carros interessantes, da simpática perua Ford Escort SW ao clássico Volkswagen Fusca. Veja 10 carros que você poderia levar para casa no lugar de um iPhone XS.

1) Ford Escort SW 1.8
Escort SW foi a melhor versão da última fornada do Ford (Foto: Divulgação)

 

O Escort foi substituído pelo Focus no século passado, mas o modelo da Ford ainda tem uma legião de fãs. Embora seja difícil encontrar um XR3 em bom estado por este valor, o mesmo não ocorre com a Escort perua, símbolo da última geração do médio, lançada em 1997. Equipada com motor 1.8 Zetec de 115 cv, ela vai aos 100 km/h em pouco mais de 10 segundos e oferece bom espaço para passageiros. Sem falar que carrega 460 litros de bagagem no porta-malas. Busque pela versão top GLX.

2) Renault Clio Authentique 1.0

 

Clio passou por um facelift em 2003 (Foto: Divulgação)

 

Mesmo que não seja tão ousado quanto o Twingo, o Renault Clio pode ser considerado uma opção mais interessante de compra. Dá para encontrar modelos 2004 por esse valor. O motor 1.0 de 70 cv oferece um desempenho decente (0-100 km/h em menos de 15 segundos) e economia exemplar, uma vez que é movido apenas a gasolina.

3) Chevrolet Celta 1.0

Querido no mercado de usados, o Celta tem baixa desvalorização e pode ser um ótimo negócio. Achamos alguns modelos por volta de 2005 até com ar-condicionado. Direção hidráulica era um item de concessionária e pode dar um conforto extra. A simplicidade dos Celtas pré-facelift é comovente, mas o compacto agrada em pontos como o desempenho. O motor 1.0 de 70 cv empurra o leve conjunto com facilidade e chega perto dos 13 segundos na arrancada de zero a 100 km/h.

4) Fiat Uno Mille Fire 1.0

Carro mais barato do Brasil por anos a fio, o Fiat Mille é uma figurinha mais do que comum entre os usados. Dá para encontrar facilmente um modelo pós-facelift, mas o estilo dos anteriores é mais atraente. Busque por opcionais interessantes como o ar-condicionado. O motor 1.0 gerava apenas 55 cv, mas o peso abaixo dos 900 kg ajuda e a aceleração de zero a 100 km/h é cumprida em cerca de 15 segundos.

5) Volkswagen Fusca 1.300
Volkswagen Fusca (Foto: Fabio Aro)

 

Clássico dos clássicos, o Fusquinha pode ser uma escolha interessante para aqueles que desejam um automóvel antigo para chamar de seu ou apenas um carrinho hipster para o dia a dia. A maioria dos exemplares pesquisados neste valor são da versão equipada com motor 1.300, ainda mais lento que os 1.500 e 1.600. De qualquer forma, você pode trocar com facilidade a motorização ou instalar carburação dupla e outros apetrechos. E isso é parte da graça de se ter um projeto como este.

6) Volkswagen Gol bolinha 1.6 ou 1.8

 

Volkswagen Gol GL 1.8 é a melhor pedida entre os bolinhas até R$ 10 mil (Foto: Divulgação)

 

Com a valorização recente dos Gol BX originais, talvez seja o caso de passar para a geração seguinte do Volkswagen. Dá para encontrar modelos CLi 1.6 feitos entre 1995 e 1996. Até encontramos alguns GLi 1.8 da mesma época nesta faixa de preço. Ficaríamos com o segundo motor, que oferece bons 90 cv e chegou a equipar o esportivado TSi.

7) Peugeot 206 1.0

 

Peugeot 206 pode ser encontrado até na versão 1.4 (Foto: Divulgação)

 

Equipado com o mesmo motor do Clio, o modelo nacional é uma escolha interessante para aqueles que buscam estilo mais agradável e ajuste dinâmico divertido. A motorização pode levá-lo de zero a 100 km/h em menos de 15 segundos. Dá até para achar modelos 1.4 por um valor próximo, mas os 1.6 são difíceis.

8) Ford Ka Rocam 1.0

 

Ford Ka 1.0 Rocam oferece bom equilíbrio, mas deve em espaço (Foto: Divulgação)

 

Para aqueles que curtem um subcompacto urbano, o Ford Ka pode ser a pedida. O estilo manteve muito da ousadia do original, mas o motor 1.0 Rocam é bem melhor. Os 65 cv e o bom torque em baixa conseguem empurrar o pequeno hatch de zero a 100 km/h em pouco mais de 15 segundos. As dimensões contidas e o ajuste dinâmico ajudam a dar prazer e agilidade no dia a dia. O que pega é o espaço interno: o Ka original é homologado para apenas quatro pessoas e o porta-malas de 186 litros é dos menores do mercado.

9) Volkswagen Golf 1.8

 

As rodas de liga leve não eram de série no Golf GL (Foto: Divulgação)

 

Um Golf na lista? O primeiro modelo a ser importado para o Brasil pode ser achado na versão GL 1.8 de 90 cv. Ele consegue partir da imobilidade e tocar nos 100 km/h em cerca de 12 segundos, desempenho que não chega a ser tão esperto quanto os GLX e GTi 2.0, contudo já é ligeiro o suficiente. Além disso, o hatch traz um bom pacote de itens, normalmente com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico.

10) Chevrolet Corsa

 

Corsa tem estilo arredondado e oferece acabamento superior ao do Celta (Foto: Divulgação)

 

Considerado revolucionário no seu lançamento, o Chevrolet Corsa de segunda geração ainda tem estilo simpático. É mais fácil achar um modelo Wind 1.0, mas se você quiser uma versão mais potente, pague mais um pouco e escolha o 1.6 de 92 cv. O 1.4 foi usado por pouco tempo e gerava apenas 60 cv. Caso você prefira o 1.0, fique com o MPFI multiponto de 60 cv, o EFI de injeção monoponto tinha 50 cv. Mesmo o mais potente é da época em que os 1 litro eram feitos mais para economizar do que para andar forte. O resultado é um zero a 100 km/h acima dos 16 segundos. Por mais que ele seja mais antigo e lento do que o Celta, com o qual compartilha a plataforma, o Corsa é um projeto mais moderno e agradável em muitos pontos. Especialmente na qualidade de rodagem e acabamento.