Longa Duração: Caoa Chery Tiggo 5X chega à frota para rodar 60.000 km

Caoa Chery Tiggo 5X estreia na frota de Longa Duração

Mal gerida desde que se instalou em nosso país, em 2009, a Chery só começou a decolar no início de 2018, poucos meses após o Grupo Caoa assumir o comando da operação brasileira, dando origem à marca Caoa Chery.

O primeiro produto foi o Tiggo 2, mas quem de fato está pondo fim à invisibilidade da empresa é o Tiggo 5X. Não por acaso, é justamente ele o mais novo integrante da frota de Longa Duração.

Versão escolhida foi a top de linha, TXS

A cada notícia sobre o 5X publicada na revista, site ou redes sociais, recebíamos uma enxurrada de pedidos de leitores.

“Carro perfeito para o Longa”, “Será que aguenta os 60.000 km?”, “O carro parece ser bom, mas será que a rede tem a mesma qualidade?, “Chinês com motor turbo, câmbio com dupla embreagem e suspensão multilink, sei não…”.

Elevada qualidade de materiais e montagem são o destaque do chinês

Pedido atendido: temos um Tiggo 5X no Longa Duração. Inicialmente, a pesquisa de preço foi um tanto frustrante. Nada de descontos, apenas cortesias baratas como despachante e película nos vidros.

Até que na paulistana Wei Motors, ouvimos do vendedor: “Posso dar R$ 1.000 de desconto”. Negociamos mais, chegamos a outros R$ 1.000 de abatimento e fechamos negócio. Foi a sorte.

Apenas alguns dias depois, o preço de tabela saltou de R$ 96.990 para R$ 98.990. O nosso – um exemplar da versão top de linha, TXS, ano-modelo 2020 – saiu por R$ 95.000.

Há muitos pontos positivos, como a tampa do porta-luvas com abertura amortecida

Na retirada, pontos positivos e negativos. “Se eu não tivesse pedido uma explicação técnica, teria saído sem qualquer apresentação”, diz o editor Péricles Malheiros, responsável pelo Longa Duração e que faz questão de retirar cada carro que entra para a frota.

Mas também há alguns deslizes. A coluna de direção, por exemplo, só tem ajuste de altura. Ou seja. não tem regulagem de profundidade.

O vendedor, então, deu as noções básicas sobre os principais comandos e demonstrou bom conhecimento sobre a central: “É compatível com Apple CarPlay, mas não com Android Auto”, comentou.

“O ar-condicionado, apesar de digital, não tem ajuste automático de temperatura”, seguiu.

Por outro lado, deu uma derrapada feia ao dizer: “Abasteça os três primeiros tanques apenas com gasolina, para dar uma carbonizada inicial no motor.” Obviamente, tal recomendação é completamente sem sentido.

Teto solar é do tipo panorâmico, com tela de tecido com acionamento elétrico

Por outro lado, há uma série de itens elogiável. Aquele cheiro de cola que vinha de brinde com qualquer Chery, por exemplo, não existe mais. O acabamento é de encher os olhos, com materiais e montagem de ótima qualidade.

Na mecânica, motor 1.5 turbo de 150/147 cv, câmbio automatizado com dupla embreagem, freio a disco nas quatro rodas e suspensão traseira multilink.

Está dada a largada. Serão 60.000 km colhendo e entregando respostas para tantas dúvidas que envolvem o chinês. Será mesmo que ele já está no nível de coreanos e japoneses?

Motor é um quatro-cilindros 1.5 16V flex turbo com 150/147 cv

Fotos:Quatro Rodas