O que é carro alienado?

Já ouviu falar em carro alienado?

O que é carro alienado?

Com a retomada do crescimento da venda de novos veículos no Brasil, após forte recessão que vem se recuperando a passos lentos, a contratação de crédito também passou por uma elevação, obtendo avanço de 54% no segundo trimestre de 2018 em algumas instituições financeiras.

Isso quer dizer que o financiamento voltou a crescer. Os bancos começaram a facilitar essa modalidade para os veículos e, consequentemente, já houve sinalização de uma demanda alta para essa linha de crédito.

O que é carro alienado?

Entre janeiro e setembro de 2017, o país teve 3,7 milhões de veículos financiados, no mesmo período de 2018, já ultrapassamos mais de 4 milhões de unidades. Na comparação entre 2017 e 2018, o Brasil obteve uma alta de 7,5%.

Os brasileiros que, mesmo durante a crise que o país vem passando, conseguiram manter os seus empregos e renda, também tiveram a oportunidade de trocar de automóvel adquirindo um novo. Além disso, os juros mais baixos, o envelhecimento da frota e um sinal de confiança na economia brasileira são as explicações para essa alta.

O que é carro alienado?

 

Todos esses benefícios contribuem para a elevação do financiamento e mais pessoas vão se interessando pela modalidade. Uma delas é a alienação, o nome pode parecer estranho, mas muitos consumidores estão adotando essa categoria para se livrar dos juros altíssimos dos bancos.

O que é e como funciona um carro alienado?

A expressão carro alienado é utilizada para denominar aqueles automóveis que estão sob garantia de uma instituição financeira, banco, ou concessionária. Ou seja, outra organização que cedeu o crédito para um cidadão que deseja ter um carro.

O que é carro alienado?

Quando um indivíduo opta pela opção de financiamento através de alienação, ele, então, assina um contrato de alienação fiduciária, método importante para você que deseja e tem interesse em adquirir um carro.

Alienação Fiduciária é quando um comprador adquire um bem a crédito junto a uma instituição financeira. Esse contrato atesta o empréstimo e legaliza toda a operação. Ela é composta por duas partes: o credor fiduciário (banco) e o devedor fiduciário (cidadão).

O Credor fiduciário é a empresa responsável pela administração do consórcio. Será ela a instituição financeira que você terá de procurar para oficializar o pedido do crédito.

O Devedor fiduciário é o cidadão que solicitou o financiamento para adquirir o veículo, é quem ficará “devendo” ao credor.

O que é carro alienado?

Na prática, ao alienar o seu novo carro, o credor fiduciário é quem toma o bem próprio como garantia, isso quer dizer, enquanto você não quitar o veículo, a propriedade será da instituição financeira.

Após a quitação, ele passa a ser do devedor fiduciário, a pessoa que solicitou o consórcio.

Caso não consiga seguir pagando as parcelas do financiamento, o banco pode solicitar que você entregue o carro. O recomendado é evitar que atrase ou acumule parcelas, evitando, assim, a perda do bem.

A busca e apreensão do automóvel alienado pode variar de acordo com o banco que você solicitou o crédito. Existem instituições que pegam o veículo de volta a partir de três meses de parcelas atrasadas. Outras podem solicitar com até menos, com um mês de atraso, por exemplo. O indicado é sempre conferir todos esses detalhes no contrato.

O que é carro alienado?

Mesmo parecendo arriscado, a alienação fiduciária, como bem informamos anteriormente é muito realizada no Brasil, principalmente para adquirir imóvel e carros.

É um método totalmente legal. A lei de alienação fiduciária foi criada em 1997 (13.465/17). Está prevista no artigo 1.361, dentro do Título sobre o Direito de Propriedade do Código Civil Brasileiro.

Para ver se todos os trâmites legais estão de acordo, você pode contar com a ajuda de um advogado ou despachante no caso de um veículo.

Busca e apreensão do carro: fique atento para não sofrer medidas irregulares

Segundo consta no Artigo 26, § 3° da Lei 9.514/97, o banco só poderá retirar o automóvel do devedor fiduciário, neste caso por falta de pagamento da parcela, após o indivíduo ser notificado por correios ou cartório sobre parcelas em atraso.

A busca e apreensão não pode ocorrer se o devedor não for comunicado antes. Se ocorrer a retirada do bem sem aviso-prévio, o cidadão poderá recorrer, podendo recuperar o carro. Não deixe de avaliar bem as correspondências da empresa responsável pelo financiamento, confira se não há informações de débitos, também não deixe de ligar para confirmar.

É possível comprar ou vender um carro alienado?

Como o bem é de propriedade do banco até que haja a quitação, qualquer modificação nos contratos devem ser passados pela instituição financeira. Vender ou comprar um automóvel alienado é viável, contudo, a conclusão só será realizada após a aprovação do credor fiduciário.

O que é carro alienado?

Para você que vai vender, procure a instituição que foi concedido o financiamento para comunicar o interesse na venda. O banco é quem deve autorizar a negociação e para isso, ele pode fazer uma análise de crédito sobre o novo proprietário. Se for negado, não será possível concluir a transferência.

Assim como no primeiro financiamento, existem taxas a serem pagas caso o banco aprove a venda. Para arcar, ambos os negociadores, vendedor e comprador, devem verificar entre si quem pagará.

O que é carro alienado?

Feito isso, os dois devem providenciar a transferência e se haverá a quitação de todo o financiamento. Há duas possibilidades: assumir o financiamento ou negociar a quitação de todas as parcelas pendentes.

Se você vai comprar ou vender, jamais conclua a transição sem antes confirmar todos os detalhes, até porque o carro está sob propriedade do banco. Procure a instituição financeira para consultar se as parcelas estão em dia, veja com o atual proprietário todos os boletos e não esqueça que é necessário ir até o cartório para concluir a troca.

Como consultar se o carro está alienado?

Sim, isso é possível. Para consultar se um automóvel está alienado, basta acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (Detran). No menu “Pesquisar débitos e restrições em veículos”, ou opção parecida, insira o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa.

Através do portal do Detran não é possível encontrar informações de parcelas e valores do financiamento. Para isso é necessário consultar o banco.

Aproveitando a checagem de informações, você pode averiguar se há débitos ou outras irregularidades com o bem em questão.

Seguradoras aceitam carros alienados?

O que é carro alienado?

Sim, as seguradoras também aceitam clientes com carros alienados, porém, o acordo é diferenciado. Geralmente um seguro envolve dois interessados, o proprietário e a própria empresa seguradora.

Quando se trata de um carro alienado, são três interessados: o cliente, a instituição financeira e a própria seguradora. Consulte o banco responsável pelo financiamento para confirmar se tem algum pedido diferente para a solicitação de proteção.

Uma das grandes variações, é que a seguradora pode pagar a indenização só depois quando houver a quitação das parcelas.

Conclusão: ter um veículo alienado é um bom negócio?

Se é um bom negócio? Isso vai depender da pessoa que está querendo obter um veículo, da situação financeira, se não irá achar um mau negócio não ter a posse do mesmo até quitar as parcelas, dentre outros pontos.

Ainda assim, automóveis alienados possuem algumas vantagens, como, por exemplo, a economia, eles costumam ter o preço mais baixo que um novo.

O que é carro alienado?

Se optar por quitar toda a dívida com a instituição financeira, os juros podem ser mais baixo.

Não pode deixar de esquecer que é preciso tomar muito cuidado nos detalhes, principalmente para você que pretende comprar, lembrando que há duas possibilidades: comprar e assumir as parcelas do financiamento ou solicitar a quitação ao vendedor e comprar o veículo só depois da retirada da alienação.

Verifique também sobre dívidas, multas, licenciamento e IPVA. O indicado, mais uma vez, é procurar um especialista de confiança, que irá te orientar em todo o processo.

© Noticias Automotivas. A notícia O que é carro alienado? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.