Daimler pode comprar participação na Volvo e fornecer tecnologia

volvo-s90-trem-3 Daimler pode comprar participação na Volvo e fornecer tecnologia

A Daimler pode comprar ações da Volvo Cars, de acordo com o site Manager Magazin, da Alemanha. A montadora alemã não só estaria interessada no negócio, como poderia inclusive fornecer tecnologia para o fabricante sueco. Há poucos meses atrás, isso soaria muito estranho, mas agora, não mais.

Li Shufu, CEO da Geely, adquiriu 9,69% das ações da Daimler, convertendo-se no maior acionista individual da gigante alemã. Na época, a montadora germânica comentou que a compra foi pessoal e não envolveria a Geely. Porém, rumores falam outra coisa. A manobra do bilionário teria como objetivo afastar a presença de Uber e Google na controladora da Mercedes-Benz.

Portanto, a aquisição de ações da Volvo seria outro indicativo de que Li Shufu quer se aproximar mais da Daimler e não apenas especular. O executivo chinês busca um acordo com a Mercedes-Benz para ampliar os negócios em seu país, assim como estaria interessado na tecnologia de condução autônoma dos alemães.

volvo-s90-trem-3 Daimler pode comprar participação na Volvo e fornecer tecnologia

No caso da Volvo, a montadora sueca ganharia com a aquisição, pois a Daimler compartilharia tecnologia essencial para a evolução da marca, inclusive motores. Mas, fala-se que o acordo poderia ir muito além disso. Comenta-se que a Lotus poderia se beneficiar também. Adquirida pela Geely no ano passado, a marca inglesa hoje utiliza motores da Toyota. No caso de uma parceria Daimler-Geely, a fabricante de Hethel acabaria comprando os propulsores da Mercedes no lugar da japonesa.

Atualmente a Daimler possui acordo com a Renault-Nissan, beneficiando diversos modelos e propulsores. Já a Geely só anda comprando ultimamente. Depois da Volvo, comprou quase metade da malaia Proton e com isso levou o controle da Lotus. Mas não parou por aí, comprou a americana Terrafugia – aquela do carro voador… – e a companhia de táxis londrinos, a Manganese Bronze.

Fora isso, converteu a preparadora sueca Polestar em fabricante de carros esportivos elétricos e híbridos plug-in, bem como criou também a Lynk & Co, marca dedicada aos carros de baixa emissão, alta conectividade e assinatura de serviço. Estas duas empresas são próximas da Volvo. Por ora, não se sabe qual será o próximo passo da Daimler com esse novo sócio. A empresa disse oficialmente que a história de compra de ações era apenas “pura especulação” e que não iria comentar o assunto.

Mas, onde há fumaça, há fogo. Com isso, Li Shufu convence o mundo de que suas aquisições não são sem propósito comercial. Na Malásia, a Geely deu à Proton a chance de entrar no mercado de SUVs com um modelo chinês com a mesma plataforma CMA dos Volvo e Lynk & Co.

[Fonte: Manager Magazin]

© Noticias Automotivas. A notícia Daimler pode comprar participação na Volvo e fornecer tecnologia é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.