De olho em vips, Audi vai investir R$ 100 milhões

Valor online |11/9/2008

A montadora alemã Audi decidiu investir mais de R$ 100 milhões nos próximos três anos para aumentar sua fatia no mercado brasileiro. No segmento premium – carros que custam acima de R$ 100 mil -, a empresa tem hoje 15% de participação, com venda anual de 1,6 mil unidades. “Nossa meta é chegar a 25% até o fim de 2011, com mais de 3 mil unidades vendidas”, diz Jan Ebersold, diretor financeiro da Audi no Brasil.

O capital será investido em ações de marketing, vendas e relações públicas. A principal aposta deve se concentrar nos eventos para formadores de opinião e potenciais consumidores, repetindo ações que a montadora já realiza na Alemanha. Uma delas é o Audi Driving Experience, em que convidados experimentam os carros durante todo o dia, com pausas para almoço e jantar. O evento brasileiro será lançado no fim de outubro e pretende atingir 700 pessoas durante três meses, visitando diversas cidades.

Outra ação já realizada este ano e que se mantém nos planos é o Audi Sportscar, em que um piloto ensina os convidados a tirar o máximo do carro nas pistas. Na primeira edição, em julho, no lançamento do Audi R8 no país, o test drive aconteceu na fazenda da família Diniz, controladora do Grupo Pão de Açúcar, em Indaiatuba (SP). O evento durou quatro dias e envolveu 120 convidados, que puderam testar o carro com nomes como Beto Gresser e André Micastro, da Stock Car, e Sérgio Gimenez, da GP2.

O lançamento do R8 ganhou ainda um evento no Parque do Ibirapuera em junho. “Misturamos apresentações de orquestra e DJs, num evento chamado ´Talk of the town´, já realizado em Nova York e em Xangai.”

Outra iniciativa é convidar uma celebridade para passar uma temporada com um carro da marca. O primeiro a desfrutar do privilégio foi Kaká, jogador do Milan, que aproveitou o Natal no Brasil para dirigir o Audi Q7 por dez dias.

A empresa tem uma rede de 19 revendas no país. Uma das promoções realizadas este ano e que deve se repetir foi o desconto de R$ 10 mil no modelo A3, que entre março e agosto custou R$ 139,9 mil. “Convidamos os clientes da versão antiga, feita no Brasil, a optar pelo A3 importado”, diz Ebersold. A campanha atingiu 1,5 mil usuários. “Esperamos que pelo menos 4% deles troquem de carro”, afirma o diretor. Hoje, uma festa no Ibirapuera comemora 15 anos de Brasil.

Fonte: Webtranspo