Desvalorização é maior

O carro usado desvalorizou na média 5,04% em 2007, conforme pesquisa da Agência AutoInforme com base na cotação da Molicar. Mas isolando os veículos por procedência, o estudo apurou que a depreciação de usados importados, que chegou a 14,34%, é quatro vezes maior do que a dos nacionais (3,40%).

O menor número de concessionárias, a dificuldade de encontrar peças no mercado paralelo e a falta de mão-de-obra especializada nas oficinas independentes são algumas das razões do receio de muitos consumidores na hora de comprar um importado. Com a redução da procura, o preço cai.

A abertura dos portos na década passada inchou o mercado de importados, visto que só em 1995 entraram no País 350 mil veículos de fora. Essa grande quantidade de importados que chegou em meados dos anos 90 hoje está no varejo independente de carros usados, oferecendo boas oportunidades. Um BMW Série 3 com nove anos de uso pode ser comprado por R$ 50 mil a R$ 60 mil, modelo que, zero-quilômetro, vale nada menos do que R$ 300 mil. Um Omega 1998 vale R$ 30 mil, apenas 20% do preço do zero, enquanto um Fiat Tipo ano 95 pode ser comprado por R$ 8,7 mil. O problema é a manutenção: se consertar um importado novo já é mais caro e difícil, um modelo com mais de dez anos é pior.

Fonte: Diário do Comércio