Disparada do petróleo faz Toyota acelerar a produção de híbridos

Gazeta Mercantil | | 13/6/2008

A Toyota Motor Corp., a maior montadora do Japão, vai produzir carros híbridos na Tailândia e na Austrália, dobrando o número de suas fábricas no exterior, diante do aumento da demanda por veículos econômicos, como resultado da disparada dos preços do petróleo.

A montadora vai começar a produzir até 9.000 sedãs híbridos Camry por ano na Tailândia a partir de 2009 e até 10.000 por ano na Austrália a partir de 2010, disse a empresa em dois comunicados separados ontem.

A Toyota, fabricante do Prius, tem planos de aumentar a produção de veículos movidos a gasolina e eletricidade, uma vez que a alta dos preços do petróleo e o crescimento das preocupações com o ambiente incentivam a demanda. A montadora tem expectativa de mais do que dobrar as vendas globais de veículos híbridos, para um milhão por ano, a partir do começo da próxima década.

“Houve um aumento na popularidade dos híbridos por causa da disparada nos preços da gasolina”, disse Tsuyoshi Mochimaru, analista do Lehman Brothers Japan Inc. em Tóquio. “É positivo para a Toyota estar na dianteira nesses mercados.”

O governo federal australiano vai dar à Toyota 35 milhões de dólares australianos (US$ 33 milhões) em subsídios para ajudar no início da produção de híbridos, segundo nota divulgada. O governo do estado australiano de Vitória também vai dar apoio financeiro, acrescentou a empresa, sem dar mais informações.

“A demanda australiana por novos automóveis está ficando mais forte graças à economia do país”, disse Yasuaki Iwamoto, analista da Okasan Securities Co. em Tóquio, cuja classificação é “acima da média” para as ações da Toyota. “A Austrália também tem um forte interesse no ambiente.” As vendas de novos veículos no país cresceu 4%, para 436.154 nos primeiros cinco meses deste ano, segundo a Câmara Federal das Indústrias Automotivas.

A fábrica da Toyota em Melbourne produziu 148.900 veículos no ano passado, próximo da sua capacidade, de 150.000. Atualmente ela produz sedãs Camry a gasolina e exporta para o Oriente Médio e outras regiões. Na Tailândia, a Toyota vai gastar cerca de 90 milhões de baht (US$ 2,7 milhões) para modernizar uma linha de produção, de forma a dar apoio aos carros híbridos, disse a jornalistas, em Bangcoc, Misuhiro Sonoda, presidente da unidade local da montadora. A fábrica vai produzir híbridos para o mercado interno, acrescentou ele.

Cinco fábricas

A Toyota tem cinco fábricas na Tailândia e produziu 502.000 veículos no país no ano passado. A Toyota, que atualmente produz híbridos no Japão, nos EUA e na China, vendeu 429.000 unidades em todo o mundo no ano passado. As vendas cresceram com a alta dos preços do petróleo.

Um veículo híbrido combina um motor convencional a gasolina com um motor elétrico. O motor elétrico alimenta o veículo a baixas velocidades e o a gasolina assume a função quando o carro acelera. A bateria do motor elétrico é carregada pelo motor a gasolina e realimentada pelos breques.

Fonte: Webtranspo