É possível desbloquear o DVD para que funcione com o carro andando?

O sistema multimídia só pode, em geral, mostrar imagens com o carro paradoQuatro Rodas

É possível desbloquear o DVD player para que funcione com o carro andando? – Gildo Pereira, Carlos Barbosa (RS)

Sim, inclusive algumas concessionárias e lojas oferecem o serviço. Mas ver TV ou filmes enquanto dirige é proibido e passível de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

As telas viradas para os passageiros podem funcionar em qualquer momentoQuatro Rodas

A resolução 242 de 2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) só permite a instalação de equipamentos com fins de entretenimento se houver um bloqueio automático quando o veículo estiver em movimento ou se for voltado só para os passageiros.

A proibição ocorre para evitar que o motorista se distraia e tire os olhos da rua. Para contorná-la, a Jaguar Land Rover chegou a usar o sistema Dual View, que mostra duas imagens diferentes de forma simultânea na tela (elas variam dependendo do ângulo de visão).

O antigo sistema Dual View da JLR mostrava duas imagens de forma simultâneaQuatro Rodas

Apesar da solução engenhosa, o Dual View caiu em desuso e desapareceu da linha de produtos da marca britânica.

Segundo executivos, o motivo foi por conta da baixa demanda e também pela resolução da tela, que cai pela metade quando o filtro que divide as imagens é acionado.

A restrição também existe na Inglaterra e Argentina, mas no Japão e em alguns estados dos EUA o motorista é liberado por lei curtir um filme enquanto dirige.

Como a regra não afeta as telas voltadas para quem está no banco de trás, o sistema multimídia para os passageiros da segunda e terceira fileira pode funcionar em qualquer situação.