Empresas de tecnologia já anunciaram corte de 300 mil funcionários, diz site

da Folha Online

O mercado de tecnologia já anunciou a demissão de mais de 300 mil funcionários em todo o mundo, desde o agravamento da crise financeira, no segundo semestre do ano passado, segundo a contagem do site especializado Techcrunch. O portal iniciou o levantamento no fim de agosto de 2008, levando em conta os anúncios dos cortes, como o realizado pela Pioneer na semana passada.

Segundo o site, o ritmo das demissões tem aumentado. Prova disso é que levou três semanas para que o registro passasse de 200 mil, no fim de janeiro, a 300 mil, agora.

Antes, havia demorado cinco semanas para que a marca crescesse de 100 mil para 200 mil –foram cerca de quatro meses, entre agosto e dezembro do ano passado, até que as demissões atingissem os primeiros 100 mil.

O setor tem sido prejudicado por fatores como a escassez do crédito, que faz com que as pessoas tenham mais dificuldade para adquirir produtos, e a redução nos investimentos em tecnologia por parte das empresas. Grandes companhias como Cisco, NEC, Electronic Arts e Microsoft já anunciaram que farão demissões.

Fonte: Folha Online