Espera de até nove meses pelo caminhão novo

Reflexo do crescimento de setores como agronegócio, construção e mineração, a fila de espera por um caminhão novo pode chegar a nove meses, dependendo do modelo e do local de entrega. As montadoras aceleraram investimentos, mas não têm dado conta da demanda, que aumentou 28% nos cinco primeiros meses deste ano, com 46,5 mil unidades vendidas, segundo a Anfavea. Entre janeiro e maio, foram vendidos 452 caminhões por dia no país, contra 347 em 2007. Em setores como o de transporte pesado, a alta chega a 50%. As montadoras revisaram de 15% para até 35% a estimativa de alta das vendas de caminhões neste ano. Para dar conta da demanda, a fábrica de caminhões da Ford em São Bernardo do Campo passará a operar em dois turnos, elevando a produção diária de 136 unidades para 172, com a contratação de 400 funcionários e investimento de R$36 milhões. A espera por caminhões da Ford é de 60 dias, em média; para os modelos pesados chega a quatro meses. Com expansão de 140% nas vendas de janeiro a maio, a Iveco elevou os investimentos na América Latina de R$375 milhões para R$570 milhões até 2010, dos quais 80% no Brasil. A Volvo deve anunciar no segundo semestre novo plano de investimento para o triênio 2009-2011 (Globo.com, 19 de junho).

Fonte: Automotive Business