Estes não passam de ano

Agência AutoInforme

O mercado vive momentos de grande euforia, com crescimento bem acima da expectativa traçada inicialmente pelas montadoras e pela Anfavea. Nos dez primeiros meses do ano as vendas internas cresceram 29% em relação ao mesmo período do ano passado. Muitos modelos tiveram crescimento expressivo no período, com índices em torno dos 100%, caso do Polo sedan, da Volkswagen, e do Siena, da Fiat, também sedan, entre outros.

Mas como acontece numa classe escolar, alguns estudantes não conseguem acompanhar seus colegas, repetindo de ano. Um grupo de 15 carros e veículos comerciais não só não conseguiu seguir o crescimento do mercado, como ficou abaixo do volume de vendas nominal registrado no primeiro semestre do ano passado.

Marea no fim – Liderando a lista dos que mais caíram em vendas em relação a 2006 (“tiraram as piores notas do ano”) está o Marea, que deixará de ser fabricado com a chegada do Línea, o novo carro de luxo da Fiat, nos próximos meses. O modelo italiano sofreu queda de 45,5%, em volume de venda, nos dez primeiros meses do ano. Certamente uma boa razão para trocá-lo por uma novidade.

Em seguida vem a Scénic, da Renault, o carro de grande volume de vendas que mais caiu este ano. Enquanto o mercado cresceu 29%, a minivan da marca francesavendeu 16,89% menos do que no ano passado: foram apenas 3.808 unidades, contra as 4.582 de 2006. Com certeza está na hora da fábrica proceder a uma nova reestilização no seu produto, que já sofreu diversas modificações na Europa que não aconteceram aqui.

A perua Palio vem a seguir como outro exemplo de péssimo desempenho este ano: com 15.169 unidades vendidas, caiu 16% em relação aos dez meses de 2006. A lista dos reprovados do ano segue com o C5, o Astra e o Clio sedans, a picape Mitsubishi L200, Vectra e o comercial Sprinter, da Mercedes-Benz.

Fonte: Diário do Comércio