EUA: vendas desabam em março

As vendas de veículos nos Estados Unidos sofreram uma queda de 12% no mês de março, comparadas às do ano passado. A redução, resultado da crise financeira que o país atravessa, também ocorreu nos resultados do primeiro trimestre do ano: entre janeiro e março, as vendas foram de 3,58 milhões de carros, 8% menos do que no mesmo período de 2007.
Em março, foram vendidos nos EUA 1,36 milhão de veículos. Praticamente todos os fabricantes e marcas foram afetados pela crise. A Toyota enfrentou o quarto mês consecutivo de queda nas vendas – perdeu 10,3% em março e 5,6% no trimestre. O grupo japonês está revisando suas previsões para o ano e já reduziu a produção de seus utilitários Tundra e Sequoia, de grande porte, que são fabricados nos estados americanos do Texas e Indiana.

A maior queda foi sofrida pela Chrysler, cujas vendas desabaram em 19,4% no mês. No trimestre, caíram 15,5%. A GM deixou de vender 18,7% no mês e 10,9% no trimestre, enquanto, na Ford, a redução foi de 14,1% em março e 9% desde o início do ano.

O início do ano não foi ruim para a Honda, que deixou de vender apenas 0,4% no trimestre e 3,2% no mês passado. Segundo analistas, se for levado em conta que este ano o período teve dois dias úteis a menos no período do que 2007, o resultado é melhor do que o de 2007. A Daimler, que inclui as marcas Mercedes-Benz, Maybach e Smart, teve resultado positivo e ganhou 4,3% em março e 9,1% no trimestre. As vendas do grupo alemão foram impulsionadas pela chegada ao mercado americano do minicarro Smart no final de janeiro.

A análise das vendas deste início de ano mostrou que há uma tendência de redução na procura por veículos de maior porte e alto consumo de combustíveis que, mesmo assim, ainda dominam o mercado americano. O consumidor estaria procurando alternativas mais econômicas tanto do ponto de vista do preço como na utilização, mas ainda seria cedo para traçar um panorama para um período mais longo.

Fonte: Auto Estrada