Ex-engenheiros da Google criam protótipo de carro de entregas sem motorista

Protótipo da Nuro para carro autônomo Nuro R-1 (Foto: Divulgação)

 

Parece que toda semana algum ex-engenheiro do Google anuncia que saiu da empresa para formar uma start-up própria para desenvolver carros autônomos. Nesta semana é a vez da Nuro, criada por dois ex-funcionários da Waymo, divisão de veículos sem motorista da gigante da tecnologia.

A proposta da Nuro é de ter veículos apenas para entregas, controlados remotamente por computadores direto da base da empresa. Para isso, os fundadores querem desenvolver um tipo “completamente diferente de veículo”, segundo eles próprios. No protótipo revelado pela empresa, não existem nem mesmo assentos.

A ideia é que qualquer pessoa possa chamar o serviço para receber suas compras do supermercado, mandar roupas para a lavanderia ou até mesmo pedir comida. Os objetos por sua vez, serão todos armazenados em compartimentos laterais que parecem até uma lancheira.

Para trafegar corretamente, ele é equipado com câmeras, radares e LIDARs, todos posicionados em uma espécie de alça no teto do veículo. Em sua fase de testes, 6 unidades do veículo estão circulando em vias públicas e coletando dados para otimizar rotas e armazenar informações sobre condições do trânsito. Os testes para o protótipo ferorçam a ideia de que seu lançamento não vai demorar muito.

Vista como o possível futuro para área de entrega de produtos, a Nuro já conta com prováveis parceiros em entregas, como a Amazon e a Apple.