FCA deve deixar de ofertar carros de passeio a diesel em 2022

Alfa-Romeo-Giulia FCA deve deixar de ofertar carros de passeio a diesel em 2022

Assim como uma série de outros grupos e fabricantes, a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) deverá deixar de comercializar automóveis de passeio equipados com motorização turbodiesel. De acordo com fontes ligadas ao conglomerado ítalo-americano, os motores a diesel para carros convencionais da empresa poderão ser descontinuados até meados de 2022. Ao que tudo indica, esta decisão está ligada a nova medida que visa focar em carros elétricos e híbridos.

Pelo menos por enquanto, a FCA não comentou a respeito do assunto. Acredita-se que esta nova medida faz parte de um novo plano de quatro anos que deverá ser anunciado pela empresa no dia 1 de junho. Além de priorizar os modelos mais “ecológicos”, as fabricantes estão tendo que cumprir as regulamentações mais rigorosas de emissões de poluentes. Segundo estimativas da indústria, as novas regras da União Europeia para carros a diesel deverão gerar custos maiores em cerca de 20%, tornando os carros menos acessíveis. Entretanto, os carros híbridos e elétricos estão cada vez mais em conta.

Por conta disso, as empresas acabam priorizando os já citados automóveis elétricos, híbridos e os movidos somente a gasolina (ou os flex, no caso do mercado nacional).

Fora isso, o mercado de carros a diesel na Europa está em constante declínio, sobretudo após o escândalo do dieselgate que afetou o Grupo Volkswagen. No ano passado, as vendas de carros a diesel tiveram uma queda de 8%, registrando participação de 43,8 por cento. Ironicamente, a FCA foi a única empresa que registrou um aumento nas vendas de carros a diesel em 2017 em relação ao ano anterior, com alta de 0,2%, fazendo com que esses modelos respondam por 40,6% das vendas totais da empresa na Europa.

Vale ressaltar que as picapes e veículos comerciais da FCA deverão continuar sendo oferecidos com motorização a diesel. O mesmo não dá para dizer dos carros de passeio a diesel, que têm seu futuro incerto.

[Fonte: Financial Times]

© Noticias Automotivas. A notícia FCA deve deixar de ofertar carros de passeio a diesel em 2022 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.