Ferrari 488 Pista mostra o poder do V8

ferrari 488 pista

A Ferrari divulgou, ontem (22), detalhes sobre a nova Ferrari 488 Pista. O modelo fará sua estreia no Salão de Genebra, em março, para exibir o motor V8 mais potente da história da italiana – segundo a própria. A novidade deriva da 488 GTB, mas foi preparada para – você adivinhou, as pistas.

ferrari 488 pista
(Ferrari/Divulgação)

Para desenvolver a 488 Pista, a Ferrari conseguiu enxugar 90 quilos em comparação à 488 “comum”, conquistando um peso a seco de 1280 kg. Depois, a fabricante dos supercarros mais idolatrados do mundo deu uma “ajustadinha” no motor, arrancando dele mais 50 cv de potência. O total?

São 720 cv de potência e 78 kgfm de torque às 3 mil rotações.

Com estes números, a V8 envenenada tem a velocidade máxima de 340 km/h, alcançando 100 km/h em 2.85 segundos, e 200 km/h em 7.6 segundos – de acordo com a própria fabricante.

Em comparação à 488 GTB de que derivou, são 10 km/h a mais no velocímetro, 0.15 segundo a menos para alcançar os 100 km/h e 0.7 segundo subtraído até os 200 m/h. Se este não for o veículo mais veloz do mundo – o que não é – a engenharia destes aperfeiçoamentos é suficiente para se reconhecer a maestria da consagrada marca.

Além disso, a novidade também recebeu ajustes na carroceria para otimizar a aerodinâmica. Os difusores dianteiros e o duto-S foram adotados de veículos da Scuderia utilizados nas corridas de Fórmula 1. Já o spoiler traseiro ficou mais alto e longo, tendo o formato melhorado. As “mexidinhas” foram capazes de garantir para a Pista um acréscimo de 20% no downforce em comparação com a 488 GTB.

Segundo a marca, o modelo foi pensado para oferecer um nível de controle excepcional para o motorista, podendo ser aproveitado tanto pelos profissionais quanto pelos “meros mortais”. A ideia é de que colocar a Ferrari 488 Pista no limite e mantê-la lá sem perder o controle do veículo deve ser fácil. Já pensou?

Ao todo, a Ferrari 488 Pista carrega – de acordo com a marca – o motor V8 mais poderoso jamais produzido pela fábrica de Maranello. A primeira Ferrari com motor V8 central foi a 308 GTB, lançada em 1975, 40 anos antes do lançamento da 488 GTB. Historicamente, a italiana se consagrou por desenvolver motores V12, como os que equipam os modelos LaFerrari Aperta, 812 Superfast ou a GTC4Lusso de sua gama atual.

O post Ferrari 488 Pista mostra o poder do V8 apareceu primeiro em AutoPapo.