Fiat vai lançar versão retrô do Topolino

 foto de divulgação
Linhas do Topolino 1936 serão a base do projeto

Depois do sucesso do Cinquecento, lançado no ano passao, a Fiat pretende reviver mais um clássico popular: o Topolino. O grupo italiano acaba de firmar um acordo preliminar com o governo da Sérvia para estabelecer uma joint venture onde investirá nada menos que 700 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,8 bilhão de reais).
Em troca, a Fiat terá o controle acionário da Zavodi Crvena Zastava, empresa local que fabrica o famoso Yugo, minicarro baseado no Fiat 127. O governo sérvio entrará com EUR 200 milhões em incentivos fiscais e infra-estrutura.

Porta-vozes da Fiat revelaram que utilizarão as instalações em Zastava para fabricar o novo Topolino. Baseado na plataforma do Fiat Panda, o modelo terá lugar para apenas duas pessoas e terá o design baseado nas linhas do carro original, de 1936.

O novo Topolino irá concorrer no segmento do Smart Fortwo e terá aproximadamente 3,2 metros de comprimento. Uma versão com quatro lugares poderá ser lançada posteriormente, assim como uma variação de luxo, esta com a marca Lancia.

O Topolino, cujo nome significa camundongo, foi um dos carros mais populares e baratos da história da Fiat, lançado no início da era fascista, pré-Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Auto Estrada