Fiat voltará a produzir veículos na Argentina em 2008

ARIEL PALACIOS – Agencia Estado

BUENOS AIRES – – A empresa automobilística Fiat confirmou que voltará a produzir veículos na Argentina a partir do início de 2008. O anúncio foi feito hoje na cidade de Córdoba, capital da província homônima, pelos assessores do governador José Manuel de la Sota. O governador reuniu-se com o diretor-executivo mundial da Fiat, Sergio Marchionne, e as principais autoridades da Fiat mundial e da América Latina.

A Fiat produzirá o modelo Siena nas instalações que possui em Córdoba. Além disso, fabricará uma pick up em sociedade com a empresa automotiva indiana Tata. O plano é que a maior parte das unidades do Siena produzidas na fábrica da cidade de Ferreyra, na Grande Córdona, seja destinada ao mercado brasileiro, segundo autoridades do governo cordobês.

A Fiat havia deixado de produzir no território argentino em dezembro de 2001. Na época, a Argentina entrara na maior crise financeira, social e econômica de sua história. Durante a crise, a produção na região concentrou-se no Brasil. A fábrica instalada na Argentina continuou produzindo somente motores e caixas de câmbio.

Mas, o persistente crescimento da economia argentina (desde 2003 o PIB cresceu quase 9% por ano) e a estabilidade política do país voltaram a entusiasmar a Fiat com a Argentina.

Atualmente o setor automotivo argentino está com exuberante otimismo. A maioria das montadoras considera que neste ano ultrapassará a marca histórica de 1998, quando foram produzidos 473 mil veículos. A expectativa é que a produção de 2007 ultrapassará a marca de 500 mil unidades.

Fonte: Agencia Estado