Correio Técnico: tirar a chave do Creta sem câmbio em P afeta a segurança?

É possível tirar a chave do Creta sem travar o câmbio
Foto: Quatro Rodas

Dá para tirar a chave do Hyundai Creta com o câmbio fora da posição P. Isso pode afetar a segurança? — Renan Domingo, Belo Horizonte (MG)

Segundo a Hyundai, não. A empresa diz que essa situação não é perigosa e “trata-se apenas de uma configuração de transmissão dos modelos da marca”.

A HMB compara a situação com um veículo manual, que pode ser desligado independentemente da posição em que o câmbio estiver. A marca também destaca que a proteção está no ato de ligar o motor, possível apenas com o câmbio em P.

Essa característica, porém, pode ser perigosa para quem tem o hábito de não acionar o freio de estacionamento e deixar o carro só em Parking. Como a maioria dos modelos só permite a remoção da chave com o câmbio travado, o hábito pode fazer com que o motorista desligue seu carro achando que ele já está em P.

Desarme complexo

A maioria dos carros possui uma trava para que a alavanca do câmbio saia da posição em parking
Foto: Quatro Rodas

Quando um carro está sem bateria, às vezes não é possível destravar o câmbio da maneira convencional, já que o mecanismo da trava normalmente usa energia elétrica para ser acionado.

Por conta disso, a grande maioria dos automóveis possuem diferentes métodos para soltar a transmissão, permitindo que o carro seja rebocado ou movimentado.

Isso pode envolver a colocação da chave em reentrâncias próximas à alavanca do câmbio, o desencaixe da coifa da manopla ou mesmo o acionamento de comandos dentro do cofre do motor.

Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!