Qual a função do alternador? Para que serve?

Qual a função do alternador? Para que serve?

Quando se fala em motor, um componente que geralmente é citado, em especial quando se fala em micro-híbrido, é o alternador.

Esse componente é vital para que um carro possa rodar. Mas, qual a função do alternador? Para que serve?

Antigamente, os automóveis ao invés do alternador, possuíam o chamado dínamo, para converter energia mecânica em eletricidade, mas sua eficiência era baixa, ainda mais quando o sistema elétrico era de apenas 6 volts.

Hoje, no entanto, o alternador tem uma função adicional em certos modelos, especialmente vendidos em mercados consolidados, em virtude de normas ambientais mais rígidas.

Nesse caso, o alternador também dá partida no motor e move o carro por alguns metros, reduzindo o consumo de combustível e, em consequência, a emissão de poluentes na atmosfera.

Vamos conhecer a função principal do alternador:

Qual a função do alternador? Para que serve?

Qual a função do alternador? Para que serve?

Todo automóvel precisa de energia. Engana-se quem imagina que essa eletricidade vem toda da bateria.

Em realidade, um carro (dos mais antigos) pode mesmo funcionar sem a bateria. O fornecimento de energia elétrica de forma geral, só tem uma origem, o alternador.

Trata-se de um dispositivo eletro-mecânico que é acionado diretamente e sempre pelo motor através de correia em “V” ou simples.

A função do alternador é converter a energia mecânica, no caso cinética, em eletricidade, que assim é utilizada pelo veículo.

O alternador serve para fornecer energia elétrica para o veículo, disponibilizando essa eletricidade para equipamentos do carro, incluindo a bateria, assim como para funções essenciais, como ignição, por exemplo.

Mas, como ele funciona?

Qual a função do alternador? Para que serve?

O alternador é, como já mencionado acima, um dispositivo eletro-mecânico. Ele depende da energia mecânica produzida pelo motor para ser acionado.

Isto se dá através de uma correia, visto que ele é um componente integrado ao propulsor e não parte deste. Assim, num evento defeito, ele pode ser retirado para manutenção ou substituição.

Este componente é constituído de um eixo com rolamentos, onde ficam presos imãs permanentes que, em contato com bobinas fixadas na carcaça, cria um campo magnético que converte o movimento em eletricidade através de uma tensão elétrica nos extremos dessas bobinas.

Essa energia elétrica produzida é chamada de corrente alternada, cuja polaridade fica variando constantemente, impedindo que seja utilizada de forma estável pelo sistema elétrico do veículo.

Para que isso ocorra, o alternador dispõe de dois componentes extras que garantem um fluxo equilibrado de eletricidade.

Retificador e regulador de tensão

Qual a função do alternador? Para que serve?

Para funcionar, um alternador precisa do movimento do motor, porém, este varia muito, geralmente de 500 rpm a 6.000 rpm.

Com a corrente alternada produzida, é impossível ao sistema elétrico do veículo utilizar essa energia desse jeito. Assim, dentro do próprio alternador, dois itens se apresentam para colocar a coisa em ordem.

O primeiro é o retificador. Trata-se de um conjunto de diodos que estabiliza essa corrente alternada, convertendo-a em contínua.

Com meio caminho andado, essa energia passa para o segundo componente, o regulador de tensão ou voltagem. Este dispositivo ajusta a voltagem que sai do alternador.

Um sistema elétrico comum tem 12 volts, que é a voltagem da bateria de chumbo-ácido usada nos carros comuns.

Isso não impede que baterias de níquel-hidreto metálico, íons de lítio ou fosfato de ferro, entre outras, utilizem a mesma voltagem.

Todos os componentes elétricos do veículo utilizam igualmente essa voltagem, até mesmo a fonte “12V” onde plugamos carregadores, acendedores de cigarro, etc.

Então, a corrente contínua que sai do alternador precisa ser ajustada para essa voltagem. No entanto, a bateria de 12V necessita de uma carga maior para poder ser recarregada e isso varia de 13,5 a 14,5 volts.

Então, o regulador de voltagem distribui essa tensão para prover a reposição de energia na bateria.

Quando o carro está desligado, o alternador não tem função, ficando o fornecimento de energia sob responsabilidade da bateria, que possui uma carga armazenada para isso e também para prover eletricidade ao motor de arranque,

Então, quando se dá a partida, a bateria vai girar o motor e também mandar energia para as velas de ignição, a fim de que as mesmas criem centelhas para combustão da mistura ar-combustível.

A explosão resultante disso, empurra os pistões para baixo, movimentando através de bielas, o virabrequim.

Este gira uma polia na frente do bloco, que por sua vez transfere esse energia mecânica, por meio de uma correia, para o alternador. Ou seja, um ciclo vital para o funcionamento do veículo.

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