Quando é preciso alinhar o radar do piloto automático adaptativo?

Por / Quatro Rodas

Ouvi dizer que é necessário realizar o alinhamento do ACC. Com qual quilometragem e quando devo fazer isso em meu veículo? – Priscylla Palazolo, São Paulo (SP)

Do ponto de vista de manutenção preventiva, não existe necessidade do alinhamento, conhecido também como calibração ou realinhamento do ACC. 

De acordo com Michel Braghetto, gerente da divisão Chassis System Control da Bosch, o sensor radar, utilizado para possibilitar a função ACC, é capaz de compensar possíveis flutuações de posicionamento causadas pelo uso normal do veículo.

Os procedimentos de calibração são indicados apenas em casos de intervenções como a troca ou reparos específicos no para-choque, suportes ou até mesmo no próprio sensor radar. 

Nesses casos, o sistema de monitoramento da função será capaz de detectar um desalinhamento maior do que o limite compensável pela próprio sensor radar, indicando ao condutor que o alinhamento precisa ser realizado em uma oficina especializada.

Em veículos que utilizem a câmera frontal como segundo sensor para possibilitar a função do ACC, a troca do para-brisa também demandará um procedimento de alinhamento da câmera.