Ford ajuda a desenvolver carro compacto nos EUA

AE – Agencia Estado

SÃO PAULO – Os Estados Unidos começam a se render aos carros pequenos, diante da alta dos preços dos combustíveis e de uma possível crise econômica no país. Experiente no segmento, o Brasil foi escalado para ajudar no desenvolvimento de uma família de veículos compactos, derivados do novo Ford Fiesta, que será lançado em 2010.

Fiesta é o nome escolhido nos EUA para o carro-conceito até agora chamado de Verve, modelo do tamanho dos compactos brasileiros, mas com alta tecnologia agregada. A versão básica já foi apresentada pela montadora americana, mas o Fiesta terá outros derivados que ainda serão projetados.

“O Brasil terá papel importante nesse desenvolvimento”, disse o presidente da Ford para as Américas, Mark Fields. Esse é um dos temas que ele veio discutir esta semana com a direção da Ford do Brasil. Responsável pelas operações nos EUA e na América do Sul, o executivo esteve ontem em São Bernardo do Campo (SP), e hoje visita a fábrica de Camaçari (BA).

Segundo Fields, “no passado, nos EUA, carro pequeno não era popular, mas essa visão está mudando rapidamente”. Os novos compactos, identificados como B-Car, não serão de baixo custo, como o indiano Nano, da Tata. “Será um carro pequeno, com personalidade, e terá muitos acessórios.” O Nano, disse ele, “é um conceito interessante para os emergentes”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agencia Estado