Ford anuncia crossover e GM nova família de veículos

Sueli Osório
Enviada a Detroit

O presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, aproveitou a mostra para anunciar a comercialização do crossover Edge no Brasil.

A primeira aparição do modelo foi no salão de Detroit de 2006. No mesmo ano, o veículo, que mistura características de utilitário e de sedã, foi levado ao Salão de São Paulo.

O Edge tem 4,72 metros de comprimento e 2,82 metros de distância entreeixos. Ele usa a mesma plataforma do sedã Fusion, que também é compartilhada pelo crossover XC-9, da Mazda, e pelos sedãs Milan, da Mercury, e MKZ, da Lincoln, marcas que pentencem ao grupo Ford.

Sob o capô, um V6 3.5 Duratec de 268,6 cavalos de potência. A transmissão é automática de seis velocidades. A tração pode ser dianteira ou integral. Segundo a montadora, em 2007 foram vendidas 130.125 unidades.

Da General Motors, um modelo que deverá chegar ainda este ano ao mercado brasileiro é o Captiva. O utilitário esportivo projetado e produzido pela Daewoo, subsidiária da GM na Coréia, está sendo comercializado na Argentina desde novembro com o motor 2.0 VCDi de 150 cv. O utilitário será produzido no México e possivelmente substituirá a defasada Blazer no Brasil.

O CEO da General Motors Corporation, Rick Wagoner, confirmou ainda que uma nova família de automóveis será lançada em terras brasileiras a partir da metade de 2009. Os novos modelos serão produzidos nas fábricas de São Caetano e de Rosário (Argentina).

Fonte: Diário do Grande ABC