Ford Focus atual terá produção encerrada na Argentina até 2019

ford-focus-2017-vermelho-toscana Ford Focus atual terá produção encerrada na Argentina até 2019

De acordo com o site AutoData, o Ford Focus terá produção encerrada na Argentina muito em breve. O médio da marca americana, produzido atualmente em General Pacheco, que fica na província de Buenos Aires, é feito nas variantes hatch e sedã, batizada de Fastback. No entanto, segundo um fornecedor da planta portenha, a produção será paralisada até 2019.

É por volta desse ano que se espera chegar a nova geração do Focus, mas ainda existe dúvida sobre se este continuará a ser feito em Pacheco ou se terá um novo local na região sul-americana, na visão do fornecedor. Então, se a informação for confirmada, a atual geração do modelo médio nos deixará apenas no próximo ano. Já sabe também que o novo produto não aparecerá em Genebra, no próximo mês. Apenas em abril, que coincide com o Salão de Nova Iorque, é que ele será anunciado oficialmente.

Nesse caso, ele também não deverá estar na mostra americana. Isso porque a Ford desistiu do Focus nos EUA e sua produção (da nova geração), que seria feita no México, foi cancelada. A notícia de que a produção do modelo atual na Argentina será encerrada, não seria de se espantar, visto que se o próximo modelo vai chegar, então o Focus atual precisa sair de cena. O problema é que recentes movimentos em Dearborn colocam isso em dúvida.

ford-focus-2017-vermelho-toscana Ford Focus atual terá produção encerrada na Argentina até 2019

A Ford está passando por uma de suas maiores mudanças desde sua fundação. A montadora americana decidiu cortar todos os gastos em produtos que não estão dando lucro e já dispensou também Fiesta e Fusion do mercado americano, sendo que o último migrará para a China. No México, a empresa praticamente entrou em crise após o cancelamento do megainvestimento de US$ 1,6 bilhão no país, que era para fazer o Novo Focus.

Se isso não bastasse, a filial latina perdeu a produção do Fiesta. O esvaziamento de modelos mais populares no México é a resposta direta às mudanças em Detroit, que também alterarão o portfólio da marca, focado agora em utilitários esportivos, tais como o EcoSport 2018, e carros elétricos autônomos, como o futuro Model E, um provável crossover. Ventilou-se na mídia dos EUA que os prejuízos na América Latina estariam gerando todo tipo de pensamento dentro da matriz, em Michigan, inclusive uma não improvável saída da região.

ford-focus-2017-vermelho-toscana Ford Focus atual terá produção encerrada na Argentina até 2019

Recentemente, a PSA foi questionada se a empresa teria entrado em contato com a Ford sobre uma possível aliança estratégia na América Latina ou na região sul, dada a situação da empresa por aqui. Carlos Tavares, CEO da francesa, disse apenas que a companhia está “muito aberta”, referindo-se a uma possível parceria com outro fabricante na região.

E então, o Novo Ford Focus vem? Provavelmente sim, pois as vendas não estão ruins. O hatch emplacou 4.756 unidades em 2017, enquanto o sedã vendeu 6.163 exemplares. Ou seja, há demanda, mas por ora nenhum carro da nova geração foi visto em testes por aqui ou no país vizinho. O Fusion, por exemplo, vendeu 4.401 unidades em 2017, mas caiu 22% nos EUA. Sem Hermosillo, a única saída será traze-lo da China, algo que a Ford não fará nos EUA, conforme anunciou recentemente.

[Fonte: AutoData]

© Noticias Automotivas. A notícia Ford Focus atual terá produção encerrada na Argentina até 2019 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.