Ford Focus ST 2020 pode surgir com EcoBoost 1.5 de três cilindros e 275 cavalos

focus-st-projeção Ford Focus ST 2020 pode surgir com EcoBoost 1.5 de três cilindros e 275 cavalos

Ele já está sendo testado em Nürburgring, mas só deve chegar por volta de 2020, segundo rumores. O Ford Focus ST da nova geração já apareceu em mais de uma projeção, mas até o momento só anda sendo visto camuflado no chamado “Inferno Verde”. Mas, de acordo com o site americano Auto Guide, o esportivo feito na Ford Europa terá algo mais além da plataforma nova.

Segundo eles, a Ford vai mudar o motor EcoBoost 2.0 de 252 cavalos usado atualmente no modelo. A ideia é utilizar o EcoBoost 1.5 de três cilindros, o mesmo motor usado no Fiesta ST 2019, que entrega 200 cavalos e 29,5 kgfm. Com seis marchas, ele permite ao compacto ir de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.

No entanto, no Ford Focus ST 2020, o objetivo da marca é elevar a potência até 275 cavalos. Nessa faixa, o hot hatch bate de frente com um possível Trophy do Renault Megane RS, Peugeot 308 GTI S e Volkswagen Golf GTI Clubsport. Para chegar a isso, acredita-se que um segundo turbocompressor será adicionado ao bloco de três cilindros originalmente lançado como Dragon que, aliás, começa a ser produzido no Brasil na próxima semana, em Taubaté-SP. O propulsor deve equipar o Ka 2019, além do EcoSport.

focus-st-projeção Ford Focus ST 2020 pode surgir com EcoBoost 1.5 de três cilindros e 275 cavalos

A mudança de motor tem relação com as restrições ambientais na Europa, uma vez que o Ford Focus ST 2020 não deverá ser vendido nos EUA. De acordo com o relatório, a Ford está em busca de eficiência energética superior com a troca do 2.0 pelo 1.5. Isso significa um consumo melhor e menor emissão de poluentes. Outra saída para reduzir a emissão seria hibridizar o esportivo, mas isso pode custar muito caro diante dos rivais, que por ora não estão focando nisso.

Além disso, espera-se que o desenvolvimento gere experiência para a Ford Europa no projeto de um EcoBoost 2.0 Biturbo para equipar a próxima geração do Ford Focus RS em 2021. Este sim será hibridizado e já se fala em 400 cavalos como potência-alvo. A mudança tiraria de circulação o atual EcoBoost 2.3 de 350 cavalos, que serve melhor nos EUA do que na Europa, onde o 2.0 litros é encarado como limite para performance e eficiência.

Apenas a Audi e a BMW ainda não solucionaram esse detalhe em seus esportivos nessa faixa de potência, embora a primeira tenha um projeto em seu portfólio, que gerou o chamado Golf R420. Mas, de volta ao Ford Focus ST 2020, o motor EcoBoost 1.5 Biturbo pode também acelerar a substituição do 2.0 e do V6 3.5 em outros carros, especialmente nos EUA, atendendo aos utilitários esportivos da nova safra e até equipar modelos como o Ford Edge, por exemplo.

[Fonte: Auto Guide/Projeção: X-Tomi Design]

© Noticias Automotivas. A notícia Ford Focus ST 2020 pode surgir com EcoBoost 1.5 de três cilindros e 275 cavalos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.